atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 26/4. Enquanto houver vagas.
A atividade une execução musical e conversa com o público sobre os instrumentos mbira e kalimba, ao contar a história de ambos e mostrar as suas sonoridades e jeitos de tocar.
Desenvolvida pelo povo shona, do Zimbábue, a mbira é um instrumento milenar e símbolo de resistência cultural. Apesar das tentativas de apagamento durante a colonização britânica, a mbira permanece como um ícone da identidade cultural e espiritual do país.
A kalimba é uma versão ocidentalizada da mbira nyunga nyunga, uma variante da mbira. Ela foi adaptada na década de 1950 pelo etnomusicólogo inglês Hugh Tracey. Com um som encantador e fácil de aprender, a kalimba tornou-se popular em várias partes do mundo, mantendo suas raízes em cerimônias e tradições africanas.
Com Guilherme Valério, músico, compositor e multi-instrumentista com 20 anos de carreira. Com quatro álbuns lançados e experiência em colaborações nacionais e internacionais, ele se dedica à arte-educação desde 2020, ministrando oficinas de música em várias instituições.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.