Foto: Francis Alÿs
Foto: Francis Alÿs

Psicogeografia, deriva e flâneur: o caminhar como prática estética e crítica.

Com Vitor Damilano, educador da exposição

Lugar Público - Muntadas

Pompeia

Duração: 60 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

gratuito.

Datas e horários

De 22/06 a 26/06

22/06 • Domingo • 14h30
26/06 • Quinta • 19h00
Foto: Francis Alÿs
Foto: Francis Alÿs

A visita temática “Psicogeografia, deriva e flâneur: O caminhar como prática estética e crítica” propõe uma imersão crítica e sensível no espaço urbano, tomando como ponto de partida a exposição “Lugar Público”, de Antoni Muntadas. Nesta visita, os participantes são convidados a perceber a cidade com outros olhos, não como cenário neutro, mas como território de disputa, linguagem e poder. A caminhada deixa de ser o simples deslocamento para tornar-se ferramenta estética e política. Por esta ótica, é o percurso que estimula a escuta do corpo e da paisagem, revelando dispositivos de controle, zonas de exclusão e formas invisíveis de dominação no espaço urbano contemporâneo.

 

Vitor Damilano é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve pesquisa na área de fenomenologia e estética, com foco na obra de Maurice Merleau-Ponty. Atua como professor estagiário de filosofia na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (EA/FEUSP) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Atualmente trabalha na equipe educativa da exposição “Lugar Público”, de Antoni Muntadas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.