Psicologia indígena, saúde e bem-viver - divulgação
Psicologia indígena, saúde e bem-viver - divulgação

Psicologia indígena, saúde e bem-viver

Com Danilo Silva Guimarães

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias & Artes (4° andar)

Vagas limitadas, entrega de senhas 30 minutos antes, no local.

Data e horário

De 11/06 a 25/06

Quarta

Das 19h30 às 21h30

Psicologia indígena, saúde e bem-viver - divulgação
Psicologia indígena, saúde e bem-viver - divulgação

Neste ciclo de palestras, serão apresentadas noções de cuidado para a saúde e bem-viver cultivadas na Rede de Atenção à Pessoa Indígena da USP.

A Psicologia Indígena é um movimento intelectual mundial em resposta à colonização e hegemonia da psicologia ocidental. Volta-se às necessidades das comunidades indígenas de resolverem seus problemas locais por meio de práticas e aplicações coerentes com seus modos de vida, às necessidades dos povos indígenas de se reconhecerem nas construções e práticas da psicologia e à possibilidade de filosofias e de conceitos indígenas gerarem discursos e teorias gerais.

11/06 – O cuidado
A base para a construção de conhecimento e para as práticas de Psicologia indígena é a produção de relações em que o consentimento recíproco esteja assegurado.

18/06 – A saúde
O modo de viver que assegura a integridade dos seres depende de uma atenção permanente e pulsante daquilo que vem como necessidade de coordenação coletiva.

25/06 – O Bem-viver
O desdobramento da vida implica compromissos pessoais e coletivos com os demais seres com os quais coexistimos na territorialidade e temporalidades dos encontros.

Danilo Silva Guimarães é indígena de ancestralidade Tikmu’un (Maxakali), nascido no contexto urbano de um pequeno município do extremo sul da Bahia. Na Universidade de São Paulo (USP) se tornou Psicólogo e fez o doutorado com período de estudos na Clark University (Estados Unidos). Após se tornar docente na USP, em 2011, se aproximou de pessoas indígenas de São Paulo, das comunidades Mbyá Guarani, reencontrou seus parentes Tikmu’un e indígenas de diversas partes do mundo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.