Data e horário
De 27/04 a 27/04
15h às 16h
Em 21/12/2024, iniciou-se o ano do centenário deste que foi um dos maiores flautistas da música popular brasileira: Altamiro Carrilho. Além de virtuose em seu instrumento, suas composições constituem uma obra fundamental do Choro. Neste show, o Quarteto do André apresenta um repertório variado mostrando um pouco da grandiosidade deste artista brasileiro.
O Quarteto do André é liderado por André Fajer, clarinetista, professor e pesquisador de cultura popular. É bacharel em música pela USP e atualmente integra a orquestra Brasil Jazz Sinfônica. Traz consigo a herança de um dos mais importantes nomes do Choro de São Paulo, o violonista João Macacão, seu pai.
E falando em violão, André tem em sua companhia o violonista Zé Barbeiro, compositor e virtuose do violão de 7 cordas, uma das maiores referências no instrumento. No pandeiro, Caio Barbosa, formado em percussão popular na EMESP e professor na Escola de Choro de SP. Fechando o elenco, Leo Thomsen, cavaquinista e um dos fundadores da Roda de Choro do Bacalhau, na Pompéia – tradicional encontro dos chorões de São Paulo há mais de 10 anos – além de atuar como produtor audiovisual.
Tahyná Oliveira – Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos na flauta aos 15 anos com Tina Pereira na Escola Estadual de Música Villa Lobos, onde foi aluna de Paulo César Castilho, Carlos Alberto Rodrigues, Eugênio Ranevsky, entre outros. Ainda jovem, integrou a Orquestra Corações Futuristas, grupo que se apresentou no Festival Internacional Europalia Brasil (Bélgica 2011) ocasião em que se apresentou ao lado do compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti. Também se apresentou com o Grupo no Festival MIMO (Olinda, Recife, João Pessoa 2009), no Mercado Cultural (Salvador 2010), BMW Jazz Festival (São Paulo 2012), sempre ao lado de grandes músicos. Estudou na Escola Portátil de Música, onde foi aluna de Naomi Kumamoto, Antonio Rocha, Maurício Carrilho, João Lyra, Bia Paes Leme e Luciana Rabello. Já se apresentou acompanhando Nelson Sargento e Gisa Nogueira. Integrou a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo – OCAM com quem apresentou ao lado artistas como Gilberto Gil, Hamilton de Holanda, Dori Caymmi, Lenine Clarice Assad, Victor Uzur e Lenine. Já participou de diversos festivais, como o Festival de Inverno da Universidade de Santa Maria, o Festival de Música de Piracicaba e o Festival Vale do Café. Foi bacharelanda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo sob orientação de Toninho Carrasqueira. Integra o Choro da ¿uitanda, Orquestra Paulista de Choro, a Orquestra da Escola do Auditório do Ibirapuera, Batanga e Cia dentre outros grupos.
Ficha técnica
André Fajer – clarinete;
Caio Barbosa – pandeiro;
Leo Thomsen – cavaquinho;
Zé Barbeiro – violão 7 cordas;
Tahyná Oliveira – flauta transversal.
Setlist
Todas as composições são de Altamiro Carrilho (1924 – 2012)
Três beijos
Os carioquinhas no choro
Bem Brasil
Gracioso
Esquerdinha na gafieira
Aeroporto do Galeão
Deixa o breque pra mim
Flauteando na chacrinha
Quem é bom já nasce feito
Acorda Luiz
Frevinho carioca
Rio antigo
Enigmático
Pinguinho de gente
Caco de vidro
Fogo na roupa
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.