Foto: Tatiane Klein
Foto: Tatiane Klein

Que Jogo é Esse? Tangará

Com Rony Tibes, Claudia Marilene Gonçalves e Karai Valcenir Tibes (Negão)

Que Jogo É Esse?

Avenida Paulista

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Corpo I (10º Andar)

Data e horário

De 13/08 a 13/08

Sábado

Das 15h30 às 17h

Foto: Tatiane Klein
Foto: Tatiane Klein

A partir de uma aproximação com a cultura do povo indígena Guarani, essa oficina reúne uma série de jogos, danças e brincadeiras tradicionais, como manji’o, uru-xy, xondaro e tangará, ensinados por três educadores guarani que vivem na TI Tenondé Porã, em São Paulo (SP). A cada sessão, o público terá contato com uma brincadeira diferente, apresentada por meio de movimentos e conversas, para que elas possam ser aprendidas crianças a partir de 5 anos e adultos, e multiplicadas também nos contextos educativos, como ferramentas didáticas para a abordagem das histórias e culturas dos povos indígenas nas escolas.
Tangará – Essa dança imita os movimentos do pássaro tangará e é cheia de variações, feitas para a preparação do corpo. Para dançar, basta reunir pelo menos três pessoas, duas atrás e uma na frente, e fazer a dança do pássaro – sempre prestando atenção à música do rave’i, rabeca, e do mbaraka, violão, que indicam o momento certo de pular ou atravessar de um lado a outro.

Karai Valcenir Tibes (Negão) é professor indígena do povo Guarani, músico e uma das lideranças da Terra Indígena Tenondé Porã, em São Paulo (SP). Além de dedicar-se a projetos de valorização dos saberes e práticas de seu povo e território, faz parte do grupo de professores da EEI Gwyra Pepo.

Jaxuka Claudia Marilene Gonçalves é professora indígena do povo Guarani, artesã e uma das lideranças da Terra Indígena Tenondé Porã, em São Paulo (SP). Além de dedicar-se a projetos de valorização dos saberes e práticas de seu povo e território, faz parte do grupo de professores da EEI Gwyra Pepo.

Rony Tibes é agente ambiental e uma das lideranças da Terra Indígena Tenondé Porã, em São Paulo (SP). Dedica-se a projetos de valorização dos saberes e práticas de seu povo e território.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.