Cred: commons.wikipedia
Cred: commons.wikipedia

Quebra-cabeça sonoro

com Luiz Ricas, educador em Tecnologias e Artes

24 de Maio

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Oficinas - 6º andar

Retirada de ingressos no local, com 30 minutos de antecedência.

Datas e horários

De 15/06 a 21/09

15/06 • Domingo • 10h00
29/06 • Domingo • 10h00
10/08 • Domingo • 10h00
24/08 • Domingo • 10h00
07/09 • Domingo • 10h00
21/09 • Domingo • 10h00
Cred: commons.wikipedia
Cred: commons.wikipedia

A partir do momento do domínio da reprodução sonora, surgiu uma nova forma de se produzir arte por meio de sons já previamente gravados, usando amostras (samples) deles para criar obras sonoras, literárias e musicais. Seja através de conceitos como sonoplastia, música concreta ou eletrônica, ou declamação de poemas e outros textos diversos, pode-se partir de sons pré-gravados ou capturados para esse fim.
Já o quebra-cabeça é um jogo no qual temos que montar imagens desmontadas. O conceito atual do jogo acredita-se ter vindo do século 18 pelo cartógrafo inglês John Spilsbury, que fazia mapas desmontados para entreter a corte britânica.
Nesta oficina, juntam-se os conceitos de sample e de quebra-cabeça para criação de textos narrados fragmentados para jogar com essas amostras, criar obras sonoras literárias e/ou musicais fazendo as montagens utilizando aplicativos livres.

-Sobre o proponente-
Luiz Ricas é artista e educador multicurioso das possibilidades que as tecnologias e artes, além de suas interações e possibilidades na sociedade, podem abrir. Músico de origem, é formado em educação musical e pós-graduado em Cinema e Linguagem Cinematográfica. Atua como educador de Tecnologias e Artes no Sesc 24 de Maio.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.