Realismo Fabuloso - Daniel Normal
Realismo Fabuloso - Daniel Normal

Realismo Fabuloso

Daniel Normal

Santana

L

atividade presencial

Grátis

Local: Galeria do 1º andar

Abertura dia 29/9, às 19h

Datas e horários

De 29/09 a 29/01

Terça a Sexta

das 9h às 18h

Sábado

das 10h às 18h
Exceto dias 24/12 e 31/1

Domingo

das 10h às 16h
Exceto dias 25/12 e 1/1

Realismo Fabuloso - Daniel Normal
Realismo Fabuloso - Daniel Normal

O Realismo Maravilhoso é um movimento literário latino-americano do século XX, no qual traços de surrealismo e do fantástico fazem parte da realidade sem que esses acontecimentos sejam vistos pela ótica cartesiana do absurdo. Geralmente contextualizado em regiões periféricas, retrata o cotidiano em convívio com o irreal, tecendo críticas e demarcando imaginários mais profundos que a ficção. Para Gabriel García Márquez, autor de uma das principais obras do movimento, o real trabalho de artistas não era o de inventar, mas de tornar críveis e plausíveis as realidades da América Latina (Fantasía y creación artística en América Latina y el Caribe). 

Desse conceito, surge o Realismo Fabuloso do artista visual e arte educador Daniel Normal. Criado em São Mateus, na zona leste de São Paulo, o artista tem a identidade e o cotidiano como temas centrais de suas criações, expressando-os em trabalhos que passeiam pela pintura, gravura, performance e escultura. Atualmente, dedica-se à técnica de upcycling, criando máscaras com estética afrofuturista a partir da ressignificação de materiais de descarte, como caixas de ovos, fios, papéis e tecidos. Com influência da cultura popular e seus personagens brincantes, o artista se propõe a imaginar a inserção dessas personas no contexto periférico da zona norte de São Paulo. 

Ao jogarem com a existência e a fabulação, “descobriram que a realidade ia mais longe do que a imaginação”. 

Daniel Normal é artista visual e arte educador. Sua produção trata de identidade, seja ela racial, social ou de gênero, através de pinturas, gravuras e fotografias. Atualmente desenvolve um trabalho de construção de máscaras, partindo da coleta de alguns materiais de reuso. Faz parte do Coletivo Mirante, com o qual participou de exposições e ações educativas. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.