Arte: Editora Emó
Arte: Editora Emó

Rebola! Educação Afrocentrada Emancipatória em Movimento

Programação integrante do Em Debate "Memórias, Territórios e Narrativas"

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 14/11. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 14/11 a 14/11

14/11 • Sexta • 18h00
Arte: Editora Emó
Arte: Editora Emó

O que significa rebolar até o chão? Muito além do gesto corporal, o rebolado é prática ancestral, processo educativo e movimento político. Em “Rebola! Educação Afrocentrada Emancipatória em Movimento”, a pesquisadora e educadora corpo-oral Ana Carolina Toledo mergulha na potência das danças de quadril como fundamento de subjetividades negras femininas e como território de resistência e emancipação.
Entre memórias pessoais e histórias coletivas, a autora revela como o rebolado se constitui em uma rede identitária afroatlântica, onde dança, ancestralidade e política se entrelaçam. Mais do que um estudo acadêmico, este livro é uma escrita insurgente, que une teoria e afeto, erudição e corpo-oralidade, prática comunitária e reflexão crítica.

A autora propõe uma pedagogia rebolativa afrocentrada que reconhece o corpo dançante como espaço de conhecimento, cura e liberdade, desafiando estigmas coloniais, ressignificando estéticas e abrindo caminho para pensar a educação a partir do movimento, da coletividade e da alegria como forças emancipadoras.

Rebola! é convite e manifesto. Um chamado para descer até o chão, reencontrar memórias, celebrar a vida e afirmar: dançar é resistir, aprender e libertar-se.


Com Ana Carolina Toledo, educadora corpo-oral, doutoranda em Educação na UNIFESP e mestra em Artes pela UNESP, com pesquisas nas corpo-oralidades negras e danças pélvicas ancestrais. Nascida e criada na Umbanda Omolokô, é filha de Oyá e neta de Mãe Sinira. Possui formação em bailes afro-cubanos pelo Conjunto Folklórico Nacional de Cuba. Integra o Grupo de Pesquisa Laroyê (UNIFESP) e é coautora de diversos livros sobre educação para as relações étnico-raciais, racismo no esporte, danças negras e pedagogias afrocentradas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.