Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Ação híbrida (On-line e Presencial)
Inscrições já realizadas por meio da DRE - Capela do Socorro.
Datas e horários
De 05/09 a 07/10
O projeto Refúgios Humanos, destinado a educadoras e educadores atuantes na rede municipal de ensino, consiste em encontros formativos com abordagens e compartilhamentos de experiências, vivências, pesquisas e saberes de/sobre refugiados e imigrantes que deixaram seus países em razão da violação dos Direitos Humanos.
Entende-se que a tarefa da educação em/para Direitos Humanos deve engendrar oportunidades para a difusão e trocas de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento e à expansão de princípios democráticos de convívio e de formas de cidadania compatíveis com as conquistas dos direitos consagrados em termos de normativas nacionais e internacionais.
Para além dos acordos nacionais e internacionais, bem como dos valores das instituições envolvidas, o projeto vem ao encontro da lei municipal Nº 16478 DE 08/07/2016 que institui políticas para a população Imigrante, a ser implementada de forma transversal às políticas e serviços públicos, sob articulação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com os seguintes objetivos:
– Garantir à pessoa em situação de refúgio e migrantes internacional o acesso aos direitos sociais e aos serviços públicos;
– Promover o respeito à diversidade e à multiculturalidade;
– Impedir violações de direitos;
– Fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil.
Neste projeto, considera-se enquanto população imigrante todas as pessoas que se transferem de seu lugar de residência habitual em outro país para o Brasil, compreendendo imigrantes laborais, estudantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, independentemente de sua situação imigratória e documental.
A diversidade étnica racial há muito tempo se faz presente nos espaços escolares, embora nem sempre contempladas no currículo oficial. Atualmente, esta diversidade se acentua ainda mais com a chegada de novos habitantes, são 82 nacionalidades diferentes, seja como imigrantes ou refugiados. Nos colégios municipais a presença de estudantes nestas condições chegou a 4.747 no ano de 2017.
Em 2023, a unidade realiza sua terceira edição e segue em parceria com a Secretaria Municipal de Educação através da Diretoria Regional de Ensino Capela do Socorro. O curso terá 5 encontros online e o encerramento será presencialmente no teatro do Sesc Interlagos, uma turma de 100 profissionais da educação com inscrições antecipadas via DRE Capela do Socorro.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.