Samuel Macedo.
Samuel Macedo.

Reisado dos irmãos (CE)

com participação do grupo Clã do Jabuti

Bom Retiro

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: PRAÇA DE CONVIVÊNCIA

Data e horário

De 26/02 a 26/02

Domingo

Das 16h às 17h.

Samuel Macedo.
Samuel Macedo.

Entre dezembro e janeiro, as ruas do Cariri cearense ficam coloridas, palhaços usam chapéus pontudos e coloridos, avôs viram mestres, meninas trajam vestidos de rainhas e brincantes são desafiados na ponta da espada. E¿ tempo de reisado. 
 
O reisado e¿ uma manifestação popular, uma festa, uma brincadeira e um teatro na rua, também chamado de auto popular. Os brincantes participam de marcha em cortejo, louvando os Santos Reis, numa espécie de cruzada em defesa do Menino Jesus. No percurso, executam bailados que chamam de peças (canções cantadas e dançadas) e encenam “entremeios” (corruptela de entremezes), números dramáticos com personagens fantásticos como o Jaraguá¿. Tem ainda as comédias (palhaçadas) do Mateus. 
 
Fundado em 1996, o Reisado Discípulos de Mestre Pedro, mais conhecido como Reisado dos Irmãos, é liderado pelos irmãos Antônio Evangelista (mestre) e Raimundo Evangelista (palhaço Mateus), o nome é uma homenagem ao mestre Pedro de Almeida. Mantendo todas as tradições da brincadeira, três gerações diferentes de uma mesma família brincam: irmãos, filhos, netos, relatando a sua história e de seu povo. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.