Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Sala de Oficinas
Inscrições pelo App ou Central de Relacionamento Sesc a partir do dia 01/03 às14h
O curso tem como objetivo compartilhar com os participantes a técnica da Renda Renascença, uma renda de agulha e almofada amplamente difundida no Nordeste brasileiro. Além do ensino prático, será abordada a história dessa renda e o percurso do coletivo Rendeiras da Aldeia, formado por mulheres migrantes que vivem nas imediações do patrimônio histórico da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba. Esse grupo, além de cultivar, produzir e compartilhar a Renda Renascença, mantém viva a tradição dos cantos de trabalho.
Criado em 2006, o coletivo Rendeiras da Aldeia surgiu com o propósito de oferecer um espaço onde as mulheres pudessem se alfabetizar, desenvolver habilidades artesanais e fortalecer sua identidade cultural. Além da alfabetização, o grupo se dedicou ao empoderamento feminino por meio da prática da Renda Renascença, uma técnica têxtil tradicional trazida por muitas das migrantes de suas regiões de origem. Para essas mulheres, a renda não foi apenas uma fonte de sustento, mas também um meio de preservar e transmitir conhecimentos culturais, fortalecer laços comunitários e resinificar suas trajetórias de vida.
Assim, o coletivo se consolidou como um espaço de resistência e transformação, onde as participantes encontraram um ambiente seguro e acolhedor para aprender, crescer e se conectar com suas raízes culturais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.