Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Estúdio (4° andar)
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Data e horário
De 26/04 a 27/04
Das 14h30 às 16h30
Na mitologia indígena Guarani, há uma lenda que conta a história de uma jovem cujo noivo desapareceu e foi encontrado morto na floresta, supostamente por uma onça. A indígena passa a noite ao lado do amado sem vida e descobre que seu corpo está sendo envolvido por um belo manto de teia de aranha. Então, ela segue o trabalho tecendo o corpo do noivo inspirada nas formas feitas pela aranha. A partir desse dia, teria surgido o Nhanduti, técnica que vamos conhecer nesse encontro através das artesãs de Socorro, cidade do interior paulista que mantém viva essa tradição milenar.
O Espaço do Artesanato de Socorro é um Centro Cultural dedicado à valorização e preservação das tradições artesanais da cidade, dentre elas, o Nhanduti – uma técnica de renda de origem Guarani cujo nome significa “teia de aranha”. Este ofício chegou a ser uma importante fonte de renda para a comunidade de Socorro na década de 1950, e hoje, o Espaço do Artesanato mantém viva essa herança oferecendo oficinas com artesãs-anciãs que transmitem a técnica para as novas gerações e promovem a preservação cultural. Socorro é uma cidade reconhecida por seu turismo de aventura e pelas belezas da Serra da Mantiqueira e integra a rica cultura local com o ecoturismo, sendo a única cidade do Circuito das Águas Paulista a celebrar e ensinar Nhanduti.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.