Esgotado
Data e horário
De 18/04 a 30/05
De 18/4 a 30/5, terças, das 15h às 18h. Exceto dia 2/5.
Esgotado
Criação e confecção coletiva de Ecobags a partir de 4 dos 5Rs da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Através do reaproveitamento integral de peças de roupas usadas e outros refugos têxteis, serão criados novos tecidos, construídos com o que iria usualmente para o lixo. Serão técnicas de costura manual e à máquina, estampa, bordado, crochê e aplicação, tais como patchwork, carimbos artesanais, fuxicos, flores e folhas tridimensionais, técnica Confete/Pudim, entre outras.
Confete / Pudim: Todos os retalhos de tecido, mesmo aqueles minúsculos podem ser reaproveitados nessa técnica, bem como sobras de linhas e outros aviamentos que serão picados, reunidos e costurados sobre uma base de TNT, dando origem a um novo tecido multicolorido e versátil que será utilizado em diversos formatos para decorar e personalizar.
Estampa com carimbos: Para a personalização da peça, técnicas de estamparia e escrita feitas a partir de carimbos artesanais confeccionados em EVA, utilizando tintas próprias para tecido e técnicas de composição e distribuição.
Este curso propõe não somente o aprendizado de técnicas manuais, mas sobretudo uma reflexão crítica acerca da produção de resíduos têxteis e seu impacto no meio ambiente. A proposta é o compartilhamento de técnicas e modos de produção artesanais que contribuam para a prática efetiva da sustentabilidade.
Materiais necessários para participação no curso:
linha de costura, novelos de lã ou linha, botões, aviamentos, retalhos de tecido, miçangas, roupas usadas etc (não é necessário comprar estes materiais, trazer o que tem em casa. Trazer algumas opções de tecido não elástico ou plástificado, ex.: algodão, tricoline, jeans fino, brim, sarja, linho, cetim)
O Ateliê Fonfinfan, foi fundado em 2012 por Tatiana Toledo e Wagner de Almeida como um espaço sociocultural dedicado a pesquisa, criação e ensino de técnicas artesanais e costura. Tem o objetivo de incentivar e cultivar a prática do fazer coletivo como instrumento de desenvolvimento da autonomia de habilidades manuais criativas, de sociabilização e de geração de renda, a partir de cursos, oficinas e vivências realizadas no próprio espaço e em outras instituições culturais. Desenvolve ações solidárias, coletivas e sustentáveis que têm a costura como fio condutor afetivo que aproxima pessoas de diversas realidades e as convida a refletir socialmente sobre a capacidade de transformação das relações interpessoais e dos espaços de habitação e convívio, por meio da intervenção criativa.
Inscrições on-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 28/03, às 14h.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.