Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Auditório
Data e horário
O racismo estrutural, principalmente estudado e divulgado no Brasil por Silvio de Almeida, aborda como questões jurídicas, políticas, sociais e culturais formam o racismo no Brasil. No contexto do audiovisual, da representatividade ao “Cartão Shirley”, das narrativas à falta de oportunidades de trabalho, ainda se trata de um setor a ser vivenciado em sua plenitude por pessoas racializadas — que mesmo tendo conquistado um certo acesso aos meios de produção audiovisual nos últimos tempos, não chegou ainda a uma equidade em relação a pessoas não racializadas. Nesse sentido, a roda de conversa propõe abordar dados do setor do audiovisual brasileiro, além de casos de racismo vivenciados no meio, no intuito de abrir um espaço para reflexão e debate.
Viviane Pistache é preta das Minas Gerais, pesquisadora, roteirista e crítica de cinema com passagem pela Casa de Criação e Cinema, pelo Departamento de Desenvolvimento de Roteiros da O2 Filmes. Doutoranda pela USP. Graduada pela UFMG. Formada em Roteiro e Direção pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo AIC/SP.
Julio Rhazec é produtor audiovisual, com atuação na área desde 2011, na qual inicialmente desenvolveu um trabalho voltado à Arte Educação, em instituições direcionadas ao atendimento de menores egressos da Fundação CASA. Em 2015 foi convidado a integrar o Coletivo Maxado, desenvolvendo produções nas áreas de videoclipe, documentário, web série e produções comerciais, além de idealizar e coordenar projetos como Cine Bandas, Arte Móvel e Mostra Formiga Independente, realizados em parceria com ou contemplados em editais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – SJC. Seu trabalho mais recente foi na co-direção e edição audiovisual do espetáculo de dança “Relatos Amefricanos”. Na música, é integrante do grupo Komunga.
Lucas Baumgratz é professor, produtor audiovisual e músico de São José dos Campos. Bacharelado em Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC em São Paulo em 2012, continuou seus estudos na área de Motion Graphic pela Faculdade Melies de Tecnologia, pós-graduação em Docência em Ensino Superior também pelo SENAC e Mestre em Linguística pela UNIFESP Guarulhos. Foi um dos criadores da Mostra Formiga Independente, de curtas-metragens de São José dos Campos. No campo do audiovisual, já atuou como diretor e editor de videoclipes de artistas como o rapper Rappin Hood, Rael, Dom Pescoço, Eduardo Agni, entre outros. Atualmente é coordenador e professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Paraíba. Na música, é integrante do grupo Komunga.
Vagas limitadas.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.