A atividade “Roda de Viola” funciona como um curso de viola caipira em grupo que busca desenvolver a musicalidade dos alunos através do instrumento, utilizando uma linguagem musical acessível tanto para iniciados quanto para iniciantes.
A viola caipira é um instrumento que estimula a musicalidade de quem se propõe a aprendê-la. Com uma variedade imensa de ritmos e toques, é um instrumento que fincou raízes no Brasil e se tornou porta-voz de um vasto universo cultural por todo o país. Tem forte ligação com a música caipira, muito rica culturalmente e musicalmente.
Abordagem:
Os itens abaixo acontecerão de forma paralela no decorrer do curso, pois se relacionam diretamente um com outro.
– Ritmos: expor e treinar com alunos ritmos tradicionais do instrumento, tais como Toada, Cururu, Guarânia e etc.
– Ponteio: expor e treinar com alunos técnicas do ponteio na viola, presente em solos de introdução ou floreios no meio da música.
– Repertório: estudar com os alunos um recorte do repertório caipira e regional adequado ao nível de aprendizado do grupo.
– Prática de conjunto: Dar a oportunidade aos alunos de tocarem juntos, divididos em grupos exercendo funções diferentes para executar determinada música.
Assim, parte da turma executa a base de acordes no instrumento enquanto outra parte faz os ponteios. Há ainda a possibilidade de acrescentar partes de percussão no próprio instrumento. Tal prática remonta a própria história do ensino e aprendizagem deste instrumento, que por muito tempo se deu por meio de rodas de viola.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.