Rota Márcia Prado - Imagem: Divulgação
Rota Márcia Prado - Imagem: Divulgação

Bate-papo Rota Márcia Prado

Andre Tanque Pasqualini - Instituto BRCiclos

Programa Sesc de Esportes

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca (15º andar)

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 22/02 a 22/02

Sábado

Das 14h às 16h

Rota Márcia Prado - Imagem: Divulgação
Rota Márcia Prado - Imagem: Divulgação

Neste encontro vamos conhecer melhor quem foi Márcia Prado, porque ela se tornou um símbolo tão forte no movimento de mobilidade humana brasileira e qual o legado que ela deixou para quem pedala no estado de São Paulo e no Brasil.

Há 16 anos, Márcia Regina de Andrade Prado, uma fisioterapeuta que pedalava pela cidade com um colchonete enrolado no bagageiro da sua bicicleta, foi atropelada na avenida Paulista por um ônibus, durante um deslocamento de bicicleta, em 14 de janeiro de 2009. Como infelizmente ocorre em situações assim, a notícia da morte começou a circular entre grupos cicloativistas. A Avenida Paulista já era rota de centenas de ciclistas por dia, e amigos checavam entre si se estavam todos bem, tentando descobrir quem teria se machucado. Quando foi confirmado que a vítima era Márcia, a comoção foi grande. Ela era muito ativa e querida – como Marina Harkot e Julie Dias, outras duas ciclistas que contribuíam de diversas formas para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo e inspirar mudanças em outras cidades do Brasil, e que também tiveram as vidas ceifadas por motoristas imprudentes e um trânsito violento.

Com a pressão popular de ciclistas de todo o estado, os parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram, em 2018, o projeto que deu origem a lei 16.748/18, que instituiu a rota Márcia Prado. Segundo André Pasqualini, hoje a principal reivindicação de quem faz a rota é que o projeto aprovado pela Artesp contemple todo o percurso com segurança e pontos de apoio, e que não onere o ciclista que opte pelo trajeto. O Instituto BRCiclos, em conjunto com a Ecovias, elaborou um estudo com uma proposta para a construção de uma rede com ciclovias e passarelas, junto a Rodovia dos Imigrantes (entre os km 38 e 42), resolvendo o principal conflito para a consolidação da Rota Márcia Prado, rota ciclo turística que liga as cidades de São Paulo e Santos.

Com Andre Pasqualini, presidente do Instituto BRCiclos e um dos criadores da Rota Márcio Prado.

 

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