Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rua CorreSPondidas: a psicanálise, a arte e a saúde mental em situações sociais

Com Camila Ribeiro, Carmen Garcia e artistas convidados

Direitos Humanos

Birigui

Duração: 90 minutos

A18

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro.

A partir de 18 anos.

Data e horário

De 26/03 a 26/03

Quarta

14h30 às 16h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A roda de conversa reunirá diferentes perspectivas e experiências de acolhimento, destacando como a psicanálise e as práticas artísticas contribuem para o cuidado emocional e a construção de vínculos sociais. Artistas, psicanalistas e participantes dos projetos Amor correSPondido e Rua em Cores compartilharão suas vivências, debatendo a importância da escuta ativa, da criação artística e da intervenção cultural como dispositivos de acolhimento e saúde mental.

A reflexão sobre o papel da escuta ativa e do acolhimento em territórios urbanos vulneráveis explora a interação entre psicanálise, arte e saúde mental como ferramentas de transformação social e integração comunitária. Este encontro com as redes colaborativas de Birigui visa apresentar os desafios e oportunidades de transformar um conjunto de declarações, estatutos, convenções e leis em garantias concretas da dignidade humana para todas as pessoas. As redes ampliam narrativas e reflexões sobre o trabalho fundamental para a efetivação dos direitos humanos.

Camila Ribeiro é psicóloga, psicanalista e mestranda em Psicologia Social na USP. Desenvolveu e implementou diferentes dispositivos clínicos alternativos visando a promoção de saúde mental em situações sociais críticas.

Carmen Garcia é artista visual, educadora e criadora do projeto “amor correSPondido”. Mestre em Artes Visuais pela UNESP, sua pesquisa explora os usos da palavra e sua materialidade nos mais diversos suportes, transitando entre literatura, artes visuais e educação. Como fundadora do Bananal, um espaço autônomo coletivo de arte e cultura, Carmen também é autora de publicações de poesia experimental, com exposições individuais e coletivas, além de projetos de educação em contextos de vulnerabilidade.

Artistas convidados: Cleyton (Slam interescolar), Adelaide (TRANSarau), Daniel (Teatro e Imigração), e outros que contribuirão com suas experiências sobre o impacto da arte na saúde mental e na integração social.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.