Duração: 150 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço Múltiplo Uso - 1° Andar
Inscrições a partir das 14h de 4/10.
Data e horário
De 18/10 a 18/10
Quarta, das 18h às 20h30.
Apresentando saberes da cultura alimentar quilombola, esta aula demonstrativa com degustação visará conscientização e preservação de nossa própria cultura, bem como reconexão com a ancestralidade. Conduzida pela chef e pesquisadora da alimentação de quilombos Aline Guedes, buscará interconexões passado-presente-futuro, exaltando a valorização de nossas raízes africanas e o fomento à comensalidade. Aprender sobre a cultura alimentar dos quilombos remanescentes é falar de subsistência e resistência por meio da preservação cultural, além de discutir questões que colocam o alimento no centro das relações, ritos e rituais dessas comunidades.
No encontro, serão apresentados alimentos da diáspora africana, assim como a prática de fazeres ancestrais com foco na comida de quilombos do Brasil. Serão abordados conhecimentos agrícolas dos quilombos brasileiros que se conectam com comunidades africanas, além de outras técnicas ancestrais, como a produção do dendê de pilão e de outros preparos diversos, com o objetivo de despertar a atenção dos participantes para a forte presença negra na formação da culinária brasileira.
A parte prática do encontro incluirá aula demonstrativa e degustação de:
– pirão de legumes com dendê, leite de coco e farinha de copioba ou mandioca;
– “biscoito mentira”, junto à partilha da história sobre a origem do nome (vivência obtida pela chef Aline Guedes com mulheres quilombolas de Goiânia);
– Kelewele de banana, receita africana.
Aline Guedes é pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos remanescentes do Estado de São Paulo, com publicações no Brasil, Portugal, Espanha e Argentina, cujas temáticas, além de apontar saberes e fazeres tradicionais de comunidades quilombolas, denunciam pautas como o racismo, a burocracia na busca pela titulação e devolução de terras, e outros enfrentamentos de resistência vivenciados por comunidades visitadas no interior de São Paulo e Vale do Ribeira.
Inscrições a partir das 14h de 4/10 até 18/10 via Central de Relacionamento Digital ou app Credencial Sesc SP.
Esta atividade faz parte do projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.