Data e horário
O grupo é um legado transgeracional que pratica e preserva a tradição de uma manifestação cultural afro-brasileira que se desenvolveu desde a época da escravidão nas zonas rurais paulistas. O samba lenço é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, é registrado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e atualmente passa pelo processo de registro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser reconhecido como patrimônio imaterial nacional. É também conhecido nos meios acadêmicos como uma das modalidades do samba de bumbo. O grupo tem as suas atividades culturais desenvolvidas desde a década de 1950.
A história do samba lenço é parte de um conjunto de narrativas que possibilita a fixação da memória e historicidade do grupo e seus descendentes, tendo como base de propagação, a tradição oral. Sob essa ótica, o grupo dispõe, para a continuidade da prática da manifestação, todo o acervo de seus ancestrais, toda esta memória e saberes em que a nova geração já manifesta e guarda essas memórias em suas vivências.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.