Manjarra (Foto: Alberto Lefevre - reprodução: facebook Manjarra)
Manjarra (Foto: Alberto Lefevre - reprodução: facebook Manjarra)

Sambada de Reis

Com Grupo Manjarra

Pinheiros

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça (térreo)

Data e horário

De 18/12 a 18/12

Domingo

Domingo, das 16h às 17h

Manjarra (Foto: Alberto Lefevre - reprodução: facebook Manjarra)
Manjarra (Foto: Alberto Lefevre - reprodução: facebook Manjarra)

Sambada de Reis é um espetáculo em formato de cortejo referenciado na Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano. Com um espírito de celebração e festa, o cortejo guiado por mulheres canta, dança e toca festejando a memória de personagens e fatos que compõem a nossa construção histórica. Um conjunto de figuras cômicas aparece no festejo, para dançar suas narrativas.

O Grupo Manjarra foi fundado no final de 2004 como um núcleo da Cia. Mundu Rodá (2000), formada pelos artistas educadores Juliana Pardo e Alício Amaral que foram contemplados com a Bolsa Vitae de Artes 2003/04 com o projeto “O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco”, na área de pesquisa histórica teatral. Além do registro histórico de sete grupos tradicionais da região (em áudio, vídeo e texto) realizaram com Mestres e brincadores, durante um ano, oficinas de Cavalo Marinho em comunidades pernambucanas do interior do Estado. Sediado na cidade de São Paulo há mais de dez anos e atuando de forma independente da Mundu Rodá, o grupo continua desenvolvendo seus estudos com as danças tradicionais brasileiras para o trabalho criativo nas artes.

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação Artística: Juliana Pardo e Alício Amaral.

Padrinhos do Grupo: Mestre Inácio Lucindo – Cavalo Marinho Estrela do Oriente (PE) e Mestre Aguinaldo da Silva – Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE).

Orientadores: Mestre Martelo, Mestre Biu Alexandre e Mestra Nice Rodrigues (PE).

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.