atividade presencial
Grátis
Local: Praça de Convivência
Não necessita retirada de ingresso
Data e horário
De 23/03 a 23/03
16h às 17h
O Sarau LibertArte é uma atividade literomusical realizada por sete mulheres imigrantes da África do Sul, de Angola e da Venezuela. Elas apresentam poemas autorais que falam de suas raízes, das tradições de seus países e de suas experiências no Brasil, inclusive de seu período no cárcere. Além dos poemas, apresentam também canções africanas e venezuelanas.
Sobre as poetas participantes:
Mirian Cambolo, angolana, é poeta, ativista negra, ilustradora, artista plástica e artesã. Descobriu-se artista no cárcere, está em liberdade há quatro anos e lançou recentemente seu primeiro livro solo, “Minha Voz”.
Clarah Swatson é natural da África do Sul e ingressou nos Poetas do Tietê pela oficina de escrita e leitura realizada dentro da Penitenciária Feminina da Capital. Ao deixar o cárcere, Clarah voltou aos projetos culturais dos Poetas do Tietê e do Projeto LibertArte, apresentando-se com o coletivo em saraus em bibliotecas públicas e escolas durante os últimos dois anos. Clarah tem 58 anos, viveu o regime do apartheid na África do Sul e acaba de lançar o livro “Minha Jornada”.
Aykathrine é natural de Angola, mãe solo, escritora, cantora, percussionista e artista visual. Foi no cárcere que Irina começou a escrever e publicou, a convite da Embaixada de Angola, alguns artigos para a revista “Angola Yetu”. Acaba de lançar o livro “Verbo Rasgado”.
Boni Metiso na África do Sul e viveu na para Suazilândia, hoje Eswatini. No Brasil desde 2019, vivenciou o cárcere e, a partir dos encontros com o Coletivo Poetas do Tietê, começou a cantar e escrever poemas.
Vanessa Páez é cantora, percussionista e dançarina natural da Venezuela. Seu encantamento com a arte se deu ainda na infância, pois nasceu em uma família de músicos e desde criança participava das “parrandas” (festas folclóricas) de Barlovento, sua região. Ainda no cárcere, na Penitenciária Feminina da Capital, em 2016, Vanessa publicou seus primeiros trabalhos.
Além das cinco, participam como convidadas as poetas Nessa Onda (cantora natural de Cabi Verde) e Gih Trajano (poeta, slammer e autora do livro “Quem Saberia Perder”).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.