Foto: Renata Armelin
Foto: Renata Armelin

RPG e Criação Artística

com Victor Rodrigues

Campo Limpo

Duração: 180 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Contêiner Amarelo

Inscrições no local, no dia 15/1, com 30 min. de antecedência.

Data e horário

De 15/01 a 05/02

Sábado

Das 14h às 17h

Foto: Renata Armelin
Foto: Renata Armelin

O RPG (ou Role Playing Game) é uma incrível ferramenta narrativa que permite a criação e a vivência de histórias em tempo real e de maneira coletiva. Uma pessoa (ou mais, dependendo da configuração da mesa) se propõe a narrar a história e as demais desenvolvem e interpretam as personagens principais que definirão os rumos da narrativa de acordo com suas ações e comportamentos. A pessoa que narra é chamada de Narradora ou Mestre, enquanto quem joga é chamado de Personagem Jogador ou PJ. As demais personagens da história são chamadas NPC’s ou Personagens Não Jogadoras e são controladas pela pessoa Narradora.

Partindo de uma breve descrição geral do mundo onde a história acontecerá, participantes, com o auxílio de pequenos exercícios de escrita criativa propostos pelo narrador, criarão os esboços das personagens que irão interpretar. Então, o narrador – Victor Rodrigues -buscará uma aproximação dessas personalidades, sugerindo pontos em comum a partir do prólogo dado, para desenhar o roteiro da crônica.

Daí em diante, a dinâmica acontece em mão-dupla. Enquanto a história é vivida, as personagens vão ganhando profundidade e a narrativa vai ganhando corpo. Cada “sessão de jogo” tem duração média de três horas de imersão completa no ambiente e nas personagens que o compõem. A história acontece a partir da fala, com diálogos em tempo real junto às descrições das ações das personagens por parte de jogadores e do ambiente por parte do narrador.

As sessões de jogo serão acompanhadas de intervenções para a produção de textos que auxiliem na compreensão das personagens por parte do grupo, dando solidez às relações. Além disso, o narrador pode contar com artistas convidades que possam enriquecer o enredo, a partir da identificação de suas práticas com a história desenvolvida.

 

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.