atividade presencial
Local: Auditório do Sesc Vila Mariana (1º andar Torre A)
Venda presencial a partir de 10/5, às 17h.
Num sertão qualquer, em um certo dia, uma tempestade inesperada acontece e um homem idoso com asas desproporcionalmente grandes cai no quintal de uma das famílias do vilarejo. Turistas, jornalistas, romeiros e curiosos se aglomeram para ver o suposto anjo, mas uma criança é a única que se deixa verdadeiramente transformar por esse encontro.
Sobre o Voar é um espetáculo infantil livremente inspirado no universo fantástico de Gabriel García Márquez. A montagem é o trabalho de formatura da Turma 69 da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP), que convidou Maristela Chelala, também autora do texto especialmente criado para o grupo, para dirigir o espetáculo. Os músicos Alex Huszar e João Rodrigues executam ao vivo, no palco, a trilha sonora original. A peça estreou em formato digital em 2020.
Sessões acessíveis
Somente Libras: 4/6.
Libras e Audiodescrição: 18/6; 2, 16 e 30/7.
Histórico da companhia – A Cia. Qualquer de Teatro surgiu do encontro dos atores Beatriz Baboghluian, Juliana Araujo e Pedro Guimarães – então alunos da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP) – com a diretora e roteirista Maristela Chelala. Os artistas se debruçaram sobre o conto “Um senhor muito velho com umas asas enormes” do escritor colombiano Gabriel García Marquez e investigaram o universo infantil com ênfase na imaginação e na criação de histórias. Nesse processo, somou ao coletivo o diretor musical Alex Huszar que preparou as vozes e o canto dos atores, além de assinar as composições originais da peça.
A atriz e diretora Maristela Chelala é autora e diretora do monólogo Pontos de Vista de um Palhaço, indicado ao Prêmio Shell 2017 na categoria Melhor Ator. Também estrelou o monólogo Dos Prazeres, dirigido por Ivan Andrade, que estreou no Sesc Vila Mariana, em 2020. Ela escreveu e dirigiu o infantil O Mistério no Expresso do Oriente, versão clownesca do livro de Agatha Christie que lhe rendeu o prêmio de melhor espetáculo no Festival Cultura Inglesa e uma indicação como “Revelação” ao Prêmio Femsa pela adaptação do texto. Foi integrante do Grupo Tapa por dois anos, onde participou do projeto Formação de Público, em 2004. Com a Velha Companhia fez parte do elenco nos espetáculos Autor Bom é Autor Morto, Crepúsculo e Cais ou da Indiferença das Embarcações. De 2008 a 2011, esteve no elenco de Amigos Ausentes, dirigido por Nilton Bicudo e Ivan Andrade. Também atuou em Galileu Galilei, dirigido por Cibele Forjaz, A Alma Boa de Setsuan, do diretor Marco Antônio Braz, e A Visita da Velha Senhora, dirigido por Luiz Villaça, além de O Aniversário de Jean Lucca, com autoria e direção de Dan Nakagawa. Maristela é professora de interpretação no curso profissionalizante do Indac – Escola de Atores, onde também se formou, e aperfeiçoou técnicas de palhaço com mestres como o austríaco Andreas Simma, o argentino Payaso Chacovachi, o francês Philippe Gaullier e os brasileiros Bete Dorgam e Ésio Magalhães
Ficha técnica
Livremente inspirado no conto “Um Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes”, de Gabriel García Márquez.
Direção e dramaturgia: Maristela Chelala.
Assistência de direção: Alex Huszar.
Elenco: Beatriz Baboghluian, Juliana Araujo e Pedro Guimarães. F
igurino: Silvana de Carvalho.
Cenografia: Marcela Donato.
Iluminação e operação de luz: Denilson Marques.
Cenotécnicos: Nilton Ruiz Dias e Zito Rodrigues de Oliveira.
Música original: Alex Huszar.
Músicos: Alex Huszar e João Rodrigues.
Direção de câmera: Beatriz Baboghluian.
Operador de câmera: Tico Pereira.
Operador e mixagem de som: Nicholas T. Rabinovitch.
Ilustrações: Vivian Evelyn Husza.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.