Duração: 90 minutos
atividade online
O objetivo desse curso é ouvir e discutir as narrativas dos quatro griôs pós-modernos da cidade de São Paulo. Ouviremos o álbum e discutiremos as letras.
Dalva Maria Soares é graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1995), e doutora em Antropologia Social (UFSC, 2016). Participa das coletânas Raízes – escritoras negras: resistência histórica (Venas Abiertas, 2018), Raízes – escritoras negras: resgate ancestral (Venas Abiertas, 2019), Ócios no ofício: antologia poética (Venas Abiertas, 2020) e Carolinas: a nova geração de escritoras negras (Bazar do Tempo: Flup, 2021). É autora de Para diminuir a febre de sentir (Venas Abiertas, 2020) e Do Menino (Venas Abiertas, 2021).
O álbum analisado, Sobrevivendo no Inferno (1997), do Racionais MC’s, foi incluído na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Considerado um dos trabalhos mais icônicos do grupo de R.A.P. mais importante do Brasil, as letras foram convertidas em livro pela editora Companhia das Letras, com introdução do professor e crítico cultural, Acauam Silvério de Oliveira.
Composto de doze faixas, as letras são verdadeiras crônicas urbanas que abordam racismo, violência policial, precariedade, encarceramento, extermínio da população negra e periférica. Considerado uma obra-prima na produção do grupo, o álbum também apresenta formas de sobrevivência que demandam uma nova ética e um outro modelo de existência, salientando a vida em comunidade e a positivação de uma subjetividade negra e periférica.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.