Foto: Maringas Maciel
Foto: Maringas Maciel

Sobrevivente

Com Nena Inoue e Pedro Inoue

Pinheiros

Duração: 70 minutos

A12

atividade presencial

Local: Auditório – 3º andar

Venda nas bilheterias a partir de 3/05, às 17h

Foto: Maringas Maciel
Foto: Maringas Maciel

O espetáculo ‘Sobrevivente’ é um relato fabular de denúncia da história de nossos antepassados. Uma comédia-tragédia onde Nena Inoue mergulha em suas raízes – atriz latino-americana, oriental, indígena, brasileira, miscigenada – na busca de sua ancestralidade indígena. Já no início da jornada, a atriz constata que tem uma avó indígena, mas o acesso à sua história é interrompido pela pouca memória documental, pela invisibilização do povo Guarany e pelo apagamento das lembranças de família. Assim surge a obra de uma mulher com 60 anos de existência, dos quais 40 foram dedicados ao Teatro.

A dramaturgia desvela sentimentos universais de exílio, medo, proteção, amor, luta, luto, bem como as estratégias de sobrevivência dos povos que antes de nós vieram. Além disso, é a segunda etapa da pesquisa iniciada pela atriz e gestora Nena Inoue em “Para Não Morrer”, espetáculo que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2019 e que levou 40.000 pessoas ao teatro em suas mais de 300 apresentações realizadas entre 2017 e 2019.

Desta vez, a artista convida o dramaturgo e encenador potiguar Henrique Fontes (Prêmio Shell Dramaturgia 2019) para compartilhar da nova criação, adotando o teatro documental como força motora principal e mostrar a inviabilização dos trajetos percorridos pelos povos originários, especialmente as mulheres indígenas e nosso não acesso às memórias. Temporada de estreia nacional do espetáculo será realizada no Sesc Pinheiros, onde esteve em cartaz no ano de 2018, com a primeira obra que integra a trilogia, o espetáculo ‘Para Não Morrer’.

Nena Inoue nasceu em 1960, em Córdoba, na Argentina. Formada pelo Curso Permanente do Teatro Guaira, consolidou seu trabalho em mais de quatro décadas de teatro na cidade de Curitiba. Em 1978, atua em “A Praça do Pensamento” e passa a integrar o Grupo Nós, de Laerte Ortega. Criou os grupos Teatroca, Cia. de Atores e ACT – Ateliê de Criação Teatral, junto com Luís Melo. É fundadora e coordenadora do Espaço Cênico, atuante desde 1997. Foi diretora Artística do Centro Cultural Teatro Guaíra (2006 a 2009).

Não é permitida a entrada após o início da atividade, não havendo troca ou devolução do valor do ingresso.

FICHA TÉCNICA 

Dramaturgia e Direção: Henrique FontesAtuação: Nena Inoue e Pedro Inoue
Ator Operador/Diretor Assistente: Pedro Inoue
Direção de Texto: Babaya
Músicas: Lilian Nakahodo
Iluminação: Marina Arthuzzi
Cenografia/Figurino/Adereços: Carila MatzenbacherCenotécnico: Nietzsche
Relato Voz Off: Dráusio Galante, João Paulo de Souza
Relato Vídeo: Dulce Cândida de Souza
Costureira: Sandra Francisca Canonico
Designer Gráfico: Martin Castro
Fotografia: Maringas Maciel, Humberto AraujoRegistros Digitais: Trópico Audiovisual (Ctba) / Igor Marotti (SP)
Assessoria de Imprensa: Pedro Neves
Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte
Direção de Produção: Marcos Trindade
Coordenação Geral: Nena Inoue

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.