Imagem: Marcelo Muniz
Imagem: Marcelo Muniz

Sons da ciência – Construção de processador de efeitos sonoros de 8 bits

com Marcelo Muniz

Cinetruque

24 de Maio

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Oficinas 6º andar

Inscrições a partir de 3/1, presencialmente ou online.

Data e horário

De 13/01 a 17/02

13/01 • Sexta • 10h00
Imagem: Marcelo Muniz
Imagem: Marcelo Muniz

O processador de efeitos sonoros de 8 bits é baseado em um circuito integrado dedicado que contém um conversor analógico digital de 8 bits, a possibilidade de transposição de altura em sete passos (de meio em meio tom) além de efeito vibrato e “voz de robô”.
Esse processador pode ser usado para criação de efeitos em instrumentos musicais e geradores sonoros, e por conter um microfone integrado, também permite utilização direta como processador de efeitos para voz.
Por ser baseado em uma lógica de 8 bits, os efeitos gerados remetem à sonoridade de games dos anos 80. Além da montagem do circuito, o curso abordará elementos básicos de eletrônica, funcionamento dos componentes eletrônicos e técnicas de solda, além de possíveis utilizações práticas do processador.

Sobre o proponente:
Marcelo Muniz é graduado em Física e Doutor em Neurociências pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada à psicoacústica e cognição musical. Sua trajetória inclui trabalhos como violonista e luthier. Atualmente desenvolve trabalhos em arte sonora e música experimental envolvendo performances, concepção e construção de objetos sonoros e ambientes instalativos.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.