atividade presencial
Grátis
Local: Oficina 1
45 vagas Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência
Data e horário
De 15/06 a 15/06
19h30
A partir de uma perspectiva não acadêmica, calcada na prática teatral e no estudo para a montagem paulistana de O Pai, Gerson Steves, e Regina Galdino realizarão um bate-papo sobre August Strindberg (1849-1912), sua importância para o teatro moderno, além do tema da derrocada do patriarcado.
Parte 1 – Strindberg e seu tempo, o homem, sua obra e os avanços do teatro moderno. Panorama histórico da Suécia, Dinamarca e Noruega no século XIX; Strindberg, o Shakespeare da Suécia: principais obras e estéticas; Avanços do teatro moderno: dramaturgia do “eu” e subversão do diálogo cartesiano, linear.
Parte 2 – O matriarcado e o patriarcado. Matriarcado e patriarcado: A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, de Engels; Propriedade e divórcio de mulheres casadas no século XIX; A prática de venda de esposas.
Parte 3 – A peça O Pai, de August Strindberg, e a atualidade da obra.
Sinopse, O Pai, com direção de Regina Galdino, em fotos; O Pai, texto escrito por Strindberg como resposta à Casa de Bonecas, de Ibsen, e os inícios do feminismo e da derrocada do patriarcado; Atualidade da obra, personagens femininas e concepção da encenação; Personagens masculinas, masculinidade tóxica e machismo estrutural. Influência de Strindberg no cinema de Bergman e Lars von Trier.
Parte 4 – Debate aberto ao público (30 minutos)
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.