Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 16/4. Enquanto houver vagas.
Esgotado
O ciclo pretende explorar e debater aspectos cruciais do teatro contemporâneo, abordando suas tendências, influências e inovações. Combinando aulas expositivas e conversas com convidados práticos, proporcionará uma visão abrangente e crítica do cenário atual, abordando tópicos sobre a estética teatral e as formas de organização dos processos criativos.
16/4
Encontro 1: Introdução ao teatro contemporâneo
Visão geral das principais características do teatro contemporâneo, incluindo seu histórico recente, seus dispositivos e contextos culturais e sociais relevantes.
Com Ferdinando Martins.
23/4
Encontro 2: Teatro, racismo e liminaridades
O encontro trata do teatro como instrumento de combate ao racismo e das possíveis formas de intervenção social a partir da cena, trazendo situações nas quais a interferência no real se fez concreta.
Convidado: Clayton Nascimento.
30/4
Encontro 3: Novíssimas tecnologias, realidades virtuais e inteligências artificiais
Diálogo sobre artes cênicas, realidades virtuais e inteligências artificiais.
Convidada: Janaína Leite.
7/5
Encontro 4: Corpos e corporeidades
O corpo como dispositivo cênico, a inserção de novas corporeidades nos circuitos cênicos do teatro contemporâneo. Apresentação da construção do espetáculo Monga.
Convidada: Jéssica Teixeira.
14/5
Encontro 5: Criação contemporânea no teatro negro
Tratar da construção de um teatro negro contemporâneo, suas múltiplas potencialidades e a relação entre identidade e ação cênica. Apresentação da construção do espetáculo Gota D’Água Preta.
Convidado: Jé Oliveira.
21/5
Encontro 6: Processo colaborativo, liminaridades e ações sociais
Apresentação das formas de trabalho em processo colaborativo e a liminaridade nas formas de intervenção social a partir do teatro em campo expandido. Apresentação do Teatro de Contêiner e dos trabalhos da Cia Mungunzá de Teatro.
Convidado: Marcos Felipe.
Com Ferdinando Martins, professor e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Jurado do Prêmio Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Editor da revista Cartografias, da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.
Com Clayton Nascimento, ator, dramaturgo, diretor, formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ganhou destaque com a peça MACACOS, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2023, entre outras premiações.
Com Janaina Leite, atriz, diretora e dramaturga. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Ganhadora do Prêmio Shell de Teatro em 2020, na categoria dramaturgia. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Autora do livro Autoescrituras performativas: do diário à cena, pela Editora Perspectiva.
Com Jé Oliveira, ator, dramaturgo, diretor teatral. Fundador do Coletivo Negro, seus trabalhos tanto na direção como na dramaturgia são marcados pelo diálogo direto com a cultura afrodiaspórica produzida nas periferias de São Paulo.
Diretor, entre outros, dos espetáculos Farinha com Açúcar e Gota D’Água Preta.
Com Jéssica Teixeira, atriz e diretora de teatro, concebeu e dirigiu os espetáculos E.L.A. e Monga.
Com Marcos Felipe , ator e produtor teatral. Fundador da Cia Mungunzá de Teatro e do Teatro de Contêiner, que realiza importantes ações artísticas e sociais na região do bairro da Luz, em São Paulo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.