Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e Artes - ETA | 4º andar
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência
Data e horário
PROJETO: Texto Encarnado
Neste encontro, a pesquisadora Luane Araujo propõe refletir, juntamente com as autoras Ave Terrena e Lena Roque, sobre aspectos da linguagem teatral que se interconectam com a literatura, assim como a influência dos feminismos contemporâneos em suas escritas. Ambas atuam como dramaturgas, atrizes e diretoras, e abordam a memória e a história como reconstrução poética e reivindicação de visibilidade no presente.
Em seu livro “Vozes das autoras do teatro contemproâneo – França e Brasil – perspectivas feministas e visões políticas no fim dos anos 2010” (Caravana), Araujo discute sobre como os feminismos influenciam a linguagem teatral contemporânea e como a tomada de consciência desta visão política é uma forma de produção de novas narrativas e representações nesta geração de dramaturgas. Em sua pesquisa, entrevistou 18 autoras de teatro, tanto no Brasil como na França, analisou seus textos e identificou pontos de convergência. O encontro pretende apresentar algumas das questões colocadas em sua análise, atravessadas por intervenções dramáticas, dramatúrgicas e poéticas das duas convidadas.
Sobre as participantes
Luane Araujo, pesquisadora e gestora cultural, é mestra em Estudos de Gênero pela Université d’Angers, França, graduada em Mediação Cultural pela Université Paris-Est Marne-la-Vallée em Paris, qualificada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em importantes instituições culturais tanto no Brasil quanto na França. Sua pesquisa se concentra nas interseções entre feminismo, dramaturgia e cultura, buscando destacar as vozes de mulheres no teatro contemporâneo.
Ave Terrena, dramaturga, diretora teatral, poeta e curadora. Com onze textos já encenados no Brasil, no México e em Portugal, publicou três livros, dois de dramaturgia e um de poesia. Tem formação independente nos teatros de grupo paulistanos, nos quais atua desde adolescente. Professora da Escola Livre de Teatro de Santo André, também atua na comunidade Ballroom, sendo filha da Pioneer House of Hands Up-SP.
Lena Roque, atriz, formada em Artes Cênicas pela ECA/USP. Diretora teatral, dramaturga e roteirista. Atuou em dezenas de espetáculos. No cinema, o longa “Domésticas”, de Fernando Meirelles e Nando Olival, entre 10 outros. Dirigiu os espetáculos; “Impressões”, “A Disputa”, “Diário Íntimo de Lima Barreto”, entre outros. Dirigiu “Bonita Lampião”, contemplado na 10ª Ed. Prêmio Zé Renato. Atua e assina direção, além do texto (com Marcelo Ariel), do espetáculo “Maria Firmina dos Reis, Presente!”.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.