Foto La Marca Produções
Foto La Marca Produções

Terça Afro no Sesc Consolação

Com o Coletivo Terça Afro

Consolação

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência - Térreo

Data e horário

De 01/04 a 29/04

Terça

das 19h às 21h

Foto La Marca Produções
Foto La Marca Produções

O quilombo urbano “Terça Afro” é um coletivo negro da zona norte de São Paulo que realiza suas atividades no Sesc Consolação. A Roda de Conversa é sua atividade central, funcionando de forma direta, em um formato onde ouvintes dialogam com a pessoa palestrante, que compartilha conhecimento por meio de pesquisa acadêmica ou experiência de vida como pessoa negra.

Roda de conversa 1 – 01/04/2025

O Racismo Alimentar e o Cuidado com a Fome
Com Adriana Rodrigues e Dona Carmem Virginia.

Adriana Rodrigues é historiadora, mestra em história social e doutoranda pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Atuou no coletivo Mulheres de Ori e é coordenadora no Instituto de Referência Negra Peregum.

Dona Carmem Virginia é chef e fundadora do restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife e São Paulo, espaços dedicados à gastronomia afro-brasileira. Sua trajetória envolve a preservação de sabores e tradições ancestrais, com forte ligação entre a culinária e a espiritualidade.

Mediação: Amanda de Jesus é nutricionista, gestora cultural, articuladora territorial e pesquisadora das infâncias, nutrição em saúde pública e saúde da população negra. Integrante do Terça Afro desde 2017, busca conectar ancestralidade e conhecimento em suas práticas.


Roda de conversa 2 – 08/04/2025

Acessibilidade e a Importância das Pessoas Negras com Deficiência
Com Angelita Garcia e Luciana Viegas.

Angelita Garcia é sociológa, especialista em educação profissional de jovens e adultos e graduanda em biblioteconomia. Atua em projetos voltados para direitos humanos e enfrentamento às desigualdades, com foco na valorização das identidades, articulação comunitária e inclusão. Integra a Aliança Pró-Saúde da População Negra e o Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades (GT-RERAD) da FEBAB. Atualmente, é articuladora na Rede Nacional de Leitura Inclusiva, mobilizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Luciana Viegas é autista ativista, mãe de autista, pedagoga e professora da rede pública estadual de São Paulo. Integra a Abraça e é uma das idealizadoras do movimento “Vidas Negras com Deficiência Importam”.

Mediação: Ana Caroline da Silva é gestora cultural, pesquisadora das infâncias e graduada em Ciências Sociais, com especialização em Gestão Cultural. Cofundadora da Cia Caruru, trabalha com o brincar e a educação através das relações raciais. Fundou o Terça Afro em 2012.


Roda de conversa 3 – 15/04/2025

A Saúde Integral na População Negra
Com Thais Fernanda.

Thais Fernanda é educadora social e psicóloga pela Universidade Ibirapuera (2018). Atua como psicóloga clínica e social, mestra em Psicologia Social pela PUC/SP (2021). Já trabalhou em instituições como CENPEC, CIEDS, GELEDÉS, CDHEP, TIDE SETÚBAL, AFROAMPARO e UNITED WAY BRASIL. Escritora de poesias, contos e textos acadêmicos, é produtora artística e cultural na Deusa do Afeto Produções Férteis. Cofundadora da Coletiva Lobas e idealizadora da Coletiva Carolinas Soltem Suas Vozes. Atua na Matrigestora do Espaço Psi-Cultural Vozes de Carolinas Vivas, promovendo saúde, cultura e educação popular no distrito do Grajaú.

Mediação: Harry de Castro é artista, ativista e sambista. Cantor, pesquisador de música brasileira, diretor artístico e curador cultural com 23 anos de experiência na Arte e Cultura. Atua no movimento negro e na musicalidade afro-brasileira, especialmente no samba e carnaval. Realiza anualmente o show “Sambas” na Aparelha Luzia.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.