Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Sala de Oficinas 2
Inscrições online e no local às 14h, a partir de 17/12 (Credencial Plena) 19/12 (público geral).
O projeto Território e imaginação: criando um mapa coletivo em bandeiras convida participantes a criar e imprimir dois mapas imaginários, explorando elementos cartográficos do território em questão e adjacências. Serão utilizadas técnicas como stencil, monotipia e carimbo para imprimir formas, cores, sobreposições e texturas únicas.
A linguagem gráfica é inspirada na gravura e na cartografia, estabelecendo conexões entre geografia e artes visuais. As matrizes incorporam símbolos locais, permitindo uma expressão intuitiva que rompe os limites tradicionais da cartografia. Além de acessíveis, as técnicas utilizadas incentivam a criatividade e a livre experimentação.
Fabio Gonçalves nasceu e reside em São Paulo/SP. Artista Visual autodidata, Ilustrador e Designer Gráfico. Tutano Nômade é o codinome sob o qual compartilha seu trabalho artístico com o mundo. Continuamente, alonga seu pulsar de questionamentos por meio da experimentação individual e coletiva das artes visuais. Entende a sua arte como seu ofício e para a sua linguagem utiliza de variadas técnicas, como, desenho, gravura, pintura, poesia, perfomance e vídeo-arte. A valorização da negritude, a desigualdade de gênero, a vulnerabilidade humana e a fronteira entre a realidade e ficção nas relações contemporâneas estão entre os temas que explora em suas criações.
Lucimara Nunes é educadora, percussionista, mãe e moradora da periferia
de São Paulo. Estudante de Recursos Humanos, iniciou sua trajetória artística em 2012 com o coletivo Mulheres de Orí, atuando no movimento de mulheres negras e desenvolvendo projetos de artes integradas ¿ entre eles, experiências em fotografia, dança, moda, estética e gastronomia. Sua atuação na Orí Produtora, empreendimento voltado ao fortalecimento de grupos e coletivos periféricos, ampliou sua rede de articulação no território de Cidade Tiradentes, onde se tornou uma importante referência na promoção da cultura e da educação popular. Como arte-educadora no Centro pra Juventude, no CDCM Casa Anastácia, e idealizadora do documentário CT em Foco, do coletivo Artemzoom Fotografia Pinhole, Lucimara tem contribuído para processos formativos que unem arte, identidade e território.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.