Foto: Bento Clicks
Foto: Bento Clicks

Todas as cores da América Latina

Com Panorando Cia. e Produtora

Sorocaba

Duração: 45 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Exposições

Só chegar!

Datas e horários

26/07 • Sábado • 16h00
27/07 • Domingo • 16h00
Foto: Bento Clicks
Foto: Bento Clicks

O espetáculo possui como norte a corporeidade de três manifestações latinoamericanas, que são a Fiesta de la Tirana (CHI), Huaconada (PER) e Cavalo-Marinho (BRA) em intersecção com a dança e o teatro. A visualidade da obra faz uso de cores vibrantes e seis máscaras de “Fofão”, personagem do Carnaval Maranhense (BRA), que completam a estética das personas. A obra apresenta a história do último Fofão como uma ode de alembramento a algumas tradições latinas.

Ficha técnica: 
Direção: Fábio Moura e Talita Menezes
Coreografia: Criação Coletiva
Intérpretes-criadores: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes
Visualidades: Fábio Moura
Pesquisa e edição musical: Talita Menezes
Confecção de figurino: Lú de Menezes
Produção e iluminação: Fábio Moura 

Vencedor do “34º Prêmio Shell de Teatro” na Categoria Destaque Nacional (2024), o espetáculo amazonense estreou em Porto Velho (RO) na programação do “14º Festival Amazônia Encena na Rua”. Na sequência, a obra participou do “31º Festival de Inverno de Garanhuns” (PE), do “11º Festival Amazonas de Dança” (AM), e do “17º Festival de Teatro da Amazônia” (AM), além de outros eventos locais como, por exemplo, o “2º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas” (AM). Ainda em 2023, o espetáculo foi contemplado no “Prêmio Thiago de Mello”, com o qual realizou a sua primeira circulação em 3 Terminais de Ônibus de Manaus e no Teatro Amazonas, alcançando quase 2.000 espectadores. Em 2024 a obra realizou mais uma circulação em Manaus (AM), por meio da Lei Paulo Gustavo, na qual foi apresentada em 5 parques e praças públicas de Manaus. Recentemente compôs a programação do “VIII Festival de Teatro de Itabirito” (MG), “Respira Sesc BH” (MG), “Teatro Experimental de Alta Floresta Recebe” (MT), “30º Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte – FIT BH” (MG), “Mostra Sesc Cariri de Culturas 2024” (CE), “II Mascarada – Festival de Máscaras de BH” (MG), “MIRADA | Festival Iberoamericano de Artes Cênicas do Sesc” (SP), e “IV Confluência do Teatro Brasileiro” (PI). Em 2025 a obra realizou uma temporada em São Paulo e oito apresentações no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro.

Criada em 2016, a Panorando atua nos campos da produção de eventos e da montagem de espetáculos. Interessada nas intersecções entre as artes cênicas e manifestações culturais latino-americanas, o coletivo já criou 5 espetáculos, dentre os quais se destacam “Sodade” (2019) e “As Cores da América Latina” (2023), obras que já foram apresentadas mais de 90 vezes no Amazonas, Rondônia, Pará, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Em 2018, o grupo recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas, como símbolo para as Artes no Estado. Em 2024 venceu o “34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Destaque Nacional”, e o “23º Prêmio Cenym do Teatro Nacional” na categoria “Melhor Trilha Original ou Adaptada”, além de receber outras indicações como “Melhor Cia de Teatro”, “Melhor Direção de Movimento”, e “Melhores Adereços e Objetos de Cena”.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.