Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tópicos em Direção de Fotografia para Cinema

com DAFB (Coletivo de Mulheres e Dissidentes de Gênero do Departamento de Fotografia do Audiovisual Brasileiro)

Belenzinho

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Oficina I

Inscrições online a partir das 14h do dia, 9/4 (credencial plena) e 11/4 (público em geral).

Data e horário

De 26/04 a 31/05

Sábado

10h às 13h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Oferecido por membras do Coletivo DAFB (Coletivo de Mulheres e Dissidentes de Gênero do Departamento de Fotografia do Audiovisual Brasileiro), o curso Tópicos em Direção de Fotografia para Cinema, explorará a direção de fotografia, iluminação, operação de câmera, decupagem e edição, do básico à pós-produção.

O DAFB é formado por mulheres cis e trans, travestis, transmasculinos e pessoas não binárias. O coletivo nasceu em 2016 com o objetivo de organizar profissionais do mercado, fortalecer e estimular a sua participação em um dos departamentos mais elitistas e excludentes do segmento.

Bárbara Lopes é formada em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac e em Elétrica para Indústria Audiovisual pelo SENAI. Como Chefe de Elétrica participou de projetos para plataformas de streaming, projetos de longa-metragem, videoclipes e publicidades.

Gabriela Akashi é formada em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com especialização em fotografia e atua como assistente de câmera em publicidades, longa-metragens e séries de televisão e streaming desde 2012.

Iasha Salerno é graduada e mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Trabalhou como assistente de câmera em séries, curtas e longas. Também atua como diretora de fotografia, cria e ministra oficinas de fotografia e cinema para adultos e idosos, com projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Luciana Baseggio é diretora de fotografia, co-fundadora do DAFB e uma das 16 pessoas selecionadas para participar do Camera Studio no Berlinale Talents 2020. Entre seus principais trabalhos estão os longa-metragens “Ato Noturno”, “Continente” e “Fogaréu”, este último ganhador do prêmio de melhor fotografia no 48º Festival de Huelva.

Luísa Dalé é diretora de fotografia, com mestrado em Cinematografia pelo American Film Institute em Los Angeles (EUA). Desde 2014 fotografa filmes de ficção, publicidades, videoclipes e documentários. Foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um especial da TV Globo, o documentário “Falas Femininas”, que foi ao ar em março de 2021. É membro do Coletivo DAFB desde 2018.

Manoela Meyer trabalhou como cinegrafista, montadora e videomaker em diversos projetos audiovisuais, com passagens pelo cinema (documentários e ficção), publicidade, vídeos institucionais, clipes e eventos. É Graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Rio Claro).

Marina Paixão é fotógrafa formada pelo Centro Universitário SENAC, migrou para o audiovisual em 2021 e atua em equipes de câmera desde então, passando por diversas funções. Fez trabalhos para marcas como Disney, L’Oréal, Latin Grammy e outras.

Michele Diniz formou-se em Cinema na UNISUL, atuou como assistente de câmera e assinou a direção de fotografia de filmes premiados. Mestra pelo programa europeu Kino Eyes, filmou o curta “Terminal Happiness”, exibido no festival Camerimage, na Polônia.

Michely Ascari é diretora de fotografia e assistente de câmera. Formada em Design de Luz pela SP Escola de Teatro, graduada em Cinema pela UEG e mestre pela ECAM de Madrid. Atuou como assistente de câmera em filmes, séries e novelas. Na direção de fotografia, assina filmes como “Última despedida”, “Ana e as Montanhas” e o experimental “Sete Peles”, premiado como melhor filme pelo FICA.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.