Imagens em tamanho real compõe a instalação Torcedores, no Sesc Mogi, até 18/12.
Imagens em tamanho real compõe a instalação Torcedores, no Sesc Mogi, até 18/12.

Torcedores

Exposição com obras de Gigi Manfrinato

Copa no Sesc

Mogi das Cruzes

L

atividade presencial

Grátis

Local: Vários Locais na Unidade

Exposição Interativa Grátis. Sem Retirada de Ingressos, no horário de funcionamento da Unidade.

Data e horário

De 20/11 a 18/12

20/11 • Terça a Domingo • 09h00
Imagens em tamanho real compõe a instalação Torcedores, no Sesc Mogi, até 18/12.
Imagens em tamanho real compõe a instalação Torcedores, no Sesc Mogi, até 18/12.

Esculturas em tamanho real, espalhadas em alguns pontos da unidade (como na arquibancada, por exemplo), cuja proposta é dialogar com a temática Copa do Mundo 2022, possibilitando às pessoas que vierem assistir aos jogos na unidade uma experiência para além do jogo de futebol e permitindo o contato e a interação com essas obras de artes.

Gigi Manfrinato e suas esculturas em tamanho real

As esculturas são assinadas pela artista visual Gigi Manfrinato, que realiza trabalhos em tamanho natural desde a década de 1980. Nesta exposição, o público irá conhecer de perto uma técnica que a paulistana desenvolveu, ao longo de sua carreira, utilizando argila, molde de gesso e empapelamento com jornal, além de tecido, cimento e cola.

Com quatro décadas de carreira, Gigi Manfrinato conta que sempre quis fazer escultura, no entanto, na década de 1980, na faculdade de Belas Artes, onde se formou em 1981, não tinha um curso sobre o tema. “Daí, frequentei o museu Lasar Segall, em São Paulo, que tinha uma sala para pessoas interessadas em trabalhar com argila e era gratuito. Fico pensando… será que agora as universidades disponibilizam aulas de escultura? Depois disso, aprendi a fazer moldes de gesso e empapelar.”

No começo, Gigi usava cola de farinha, porque a cola branca era muito cara e ela não tinha recursos. “Foi daí que pensei, por que a maioria dos escultores têm de trabalhar com materiais nobres, como bronze? Decidi que era hora de criar esculturas com materiais comuns, muitos recicláveis, como o jornal. Daí fui fazendo com o que tinha e desenvolvi essa técnica. Acho que é uma forma de democratizar a arte utilizando materiais baratos e pouco explorados.”

A artista visual que também assina outra instalação chamada a “MySelfie”, conta que sempre rola uma identificação com algum personagem, um espanto, enfim, alguma reação. Essa é uma das ideias fundamentais do seu trabalho, criando uma conexão com o público. Quando ele interage com a obra, também participa do trabalho e se torna um cocriador da obra, que vai se transformando continuamente.

Torcedores fica em exposição até 18/12

De Terça a Sexta, das 13h às 22h

De Sábados, domingos e Feriados, das 09h às 18h

Livre. Grátis! Sem retirada de ingressos!

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.