Foto: Adriano Alf
Foto: Adriano Alf

Toré com o Cacique Wyriçà e o grupo Arakedizan Brasil à fora

Atividade exclusiva para participantes do encontro Me Editar.

Me Editar

Bertioga

16

atividade presencial

Grátis

Local: Sesc Bertioga | Ginásio

Data e horário

Sexta

Das 16h30 às 17h30.

Foto: Adriano Alf
Foto: Adriano Alf

Toré é um ritual comum a várias etnias do nordeste brasileiro, como os Pankararu, Pankararé, Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Potiguara, Geripancó e Fulni-ô. Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira. A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos. Cada comunidade possui um Toré próprio e singular, apresentando variações de toadas, ritmos e expressões.

Ao longo do ritual são invocados os Encantados, entidades espirituais dessas tradições indígenas, cuja representação física é o Praiá, veste tradicional confeccionada com palha. Composto por duas partes, a máscara ou casaco, chamado Tanam, e a saia, seu objetivo é preservar a identidade do dançador que, ao vesti-la, seguindo os preceitos religiosos, se torna o próprio Encantado.

Com Cacique Wyriçà da etnia Kariri-Xocó, do estado do Alagoas. Há dez anos ele promove a troca de saberes entre sua etnia e os não indígenas, levando suas tradições e também a consciência sobre a preservação da cultura do povo originário. Em 2022, participou do Festival Lo Spirito del Pianeta, um evento de 20 dias na cidade de Bérgamo, na Itália, que reuniu povos originários de diversos lugares do planeta e circulou por Portugal, Áustria e Espanha, apresentando o Toré e dando visibilidade para os povos originários brasileiros.

Esta programação faz parte do encontro de meditação Me Editar – Meditação de Todos os Povos, que será realizado no Sesc Bertioga entre 24 e 26 de fevereiro de 2023. Para acesso a esta programação, é necessário a inscrição no evento:

Inscrições On Line disponibilizadas aqui de 4 a 12/2 de 2023.

Acompanhe a programação completa clicando aqui

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.