(foto: Luiza Palhares)
(foto: Luiza Palhares)

Tragédia

Com Quatroloscinco (MG)

Vila Mariana

14

atividade presencial

Local: Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana)

Venda presencial a partir de 21/9, às 17h

(foto: Luiza Palhares)
(foto: Luiza Palhares)

Leitura contemporânea de diversos aspectos da tragédia grega a partir de Antígona, de Sófocles, buscando diálogo com nossas tragédias contemporâneas e com a situação atual do país. Em volta de uma mesa de sinuca, os atores elaboram ações e tensões sobre os jogos de poder, a parcialidade da justiça, a banalização da violência e o apagamento da história.

O espetáculo é uma criação coletiva com direção de Ricardo Alves Jr., dramaturgia de Marcos Coletta e Assis Benevenuto e atuação de Ítalo Laureano, Rejane Faria, Assis Benevenuto e Marcos Coletta. Pela primeira vez, o grupo convidou um diretor de fora para guiar o processo de criação. Também conta com a parceria de renomados artistas mineiros na composição de sua equipe como Thálita Motta, na direção de arte, Barulhista, na trilha sonora e Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal, na iluminação.

Ricardo Alves Jr. traz sua experiência como cineasta e realiza em colaboração com o grupo uma encenação que borra os limites entre cinema e teatro. A obra propõe um desafio constante de compor um todo por meio do fluxo entre linguagens – verticalizando suas potências – para transpor para cena a tragédia antiga e “eterna” do indivíduo insubmisso, comprometido e ético, em conflito com um poder tirânico que insiste em tentar apagar os seus crimes, impondo a mentira e o esquecimento como norma.

Com este espetáculo, o Quatroloscinco celebra seus 15 anos de fundação.

Tragédia estreou no final de 2019 e pouco se apresentou devido à pandemia. Realizou duas temporadas em Belo Horizonte e foi indicado a 4 prêmios Copasa/Sinparc, em 2020, nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Texto Inédito, Melhor Ator e Melhor Atriz. Vencedor na categoria Melhor Atriz para Rejane Faria, que fará as duas primeiras apresentações da temporada (29 e 30/setembro).

Ficha técnica

Direção: Ricardo Alves Jr.
Dramaturgia: Assis Benevenuto e Marcos Coletta
Atuação: Assis Benevenuto, Italo Laureano, Marcos Coletta, Rejane Faria e Michele Bernardino (stand in)
Produção: Maria MourãoDireção de arte: Thálita Motta
Assistência de figurino: Ian Godoi, Carina Fonsc e Poliana Carvalho
Assistência de cenografia: Paola Ferrari e Bruna Silva
Criação de luz: Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal
Trilha sonora: Barulhista e Tatsuro Murakami
Orientação corporal: Fernando Barcellos
Orientação vocal: Ana Hadad

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.