13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Travessias

13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Avenida Paulista

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Arte I (5º Andar)

Datas e horários

De 28/05 a 17/07

Terça a Sexta

Das 10h às 21h30

Sábado e Domingo

Das 10h às 18h30

13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Com o tema TRAVESSIAS a 13ª edição da Bienal de Arquitetura entende que a pandemia de Covid-19 reforça desigualdades socioespaciais que já se estabeleciam, não só no país, como no mundo, compreendendo que essas estruturas sofrem fragmentações, tanto físicas quanto simbólicas, enraizadas nos violentos processos de colonização e apagamentos históricos. Como consequência, provocam inúmeras manifestações de opressão – como o racismo, o sexismo, o capacitismo e a colonialidade – no Brasil e em diversos territórios pelo mundo.

A exposição conta com trabalhos convidados pela curadoria e selecionados via chamada aberta, que apontam para práticas que prevejam diversidade técnica e construtiva, tecnologias acessíveis, apropriações coletivas de espaços, processos participativos de gestão coletiva práticas de preservação ou reconstituição ambiental, propostas de ocupações e apropriações comuns nos territórios, tendo em consideração a reflexão sobre formas de opressão, históricas ou recentes.

No Sesc Avenida Paulista há trabalhos de Francis Kéré e Mutirão de Mulheres; Grupo Banga; Coletivo Coletores; Mouraria 53; Arquitetura na Periferia; Linda Schilling, Claudio Astudillo e Luciana Varkulja; Fernando Alabê, Fefê Camilo e Francine Moura; Pedro Vitor Costa, Ana Amorim, Melanie Martins, Victoria Michelini, Ravísia Avelar e Ricardo Kranen; Vilma Patricia Santana Silva e Luis Cláudio Neres Matos; Mika s; Gabriela Leandro Pereira e Mariana Leandro Pereira; Jessica Bittencourt; Juan Casemiro; Thiago Sang Hyun Lee; Leticia Pardo;  Carolina Piai Vieira, Larissa Francez Zarpelon, Louise Lenate Ferreira da Silva, Luciene Gomes, Pedro Cardoso Smith, Pedro Vinícius Alves, Raíssa Albano de Oliveira, Thiago Sousa Silva e Viviane de Andrade Sá .

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo desde 1973 e se firmou como um dos eventos mais significativos para o debate e o desenvolvimento crítico sobre arquitetura e território brasileiros. Para a sua 13ª edição, foi aberto um Concurso Internacional de Co-Curadoria, que teve como vencedora a proposta da equipe Travessias.

A 13ª Bienal de Arquitetura será realizada em diversos espaços por meio de parcerias com instituições culturais e sociais.

A exposição possui projeto de acessibilidade.

Saiba mais sobre a exposição no artigo.

Visitação

Terça a sexta, das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.