Esgotado
Esgotado
O Treinamento-Improvisação propõe um olhar sobre a arte do ator como um caminho que articula técnica e organicidade. Trata-se de uma educação dos meios de expressão para oferecer ao ator um suporte concreto à sua capacidade de criação e de articulação entre interioridade e exterioridade. O treinamento inclui trabalho físico, trabalho de voz, “atletismo afetivo” e trabalho expressivo.
O treinamento físico consiste em um estudo detalhado do movimento e do gesto, o completo conhecimento dos órgãos de expressão do corpo humano, o controle das articulações, do ritmo e das tensões da musculatura. A improvisação desenvolve uma inteligência cênica que articula o físico e o mental e oferece a liberdade a partir da qual o ator pode se expressar como um criador.
A oficina desenvolve as possibilidades expressivas do ator e auxilia atores, diretores e artistas na investigação de processos poético-pedagógicos.
ANA TEIXEIRA é pedagoga, fundadora e diretora do Amok Teatro, onde é responsável também pela criação de cenário, figurino e coordenação de projetos. Dirigiu espetáculos apresentados no Brasil e no estrangeiro com um grande reconhecimento da crítica e do público. Recebeu e foi indicada aos mais importantes prêmios do teatro nacional por seus espetáculos. Com Cartas de Rodez, foi a primeira mulher a receber o prêmio Shell de melhor direção. No Amok Teatro dirigiu: Cartas de Rodez, O Carrasco, Macbeth, Savina, O Dragão, Kabul, Histórias de Família, Salina (A Última Vértebra), Os Cadernos de Kindzu, Bordados e Furacão.
Formada pela École de Mime Corporel Dramatique de Paris (Etienne Decroux) tornou-se legatária dessa tradição. Integrou a Cia. Internacional Théâtre de L’Ange Fou, sob a direção de Steven Wasson (EUA) e Corinne Soun (FR). Graduou-se no Institut d’Etudes Théâtrales Sorbonne Nouvelle/Paris III e especializou-se no teatro do Extremo Oriente com Jacques Pimpaneau no Musée Kwok-On (Paris). Dedicou-se ao estudo do teatro balinês (Topeng e Legong) com I Ketut Kantor e Kartina Kantor em Bali.
Com mais de trinta anos de experiência nas artes cênicas, desenvolve uma pesquisa continuada sobre técnicas e métodos de trabalho para o ator. É professora convidada em diversas escolas e universidades no Brasil e no estrangeiro. Foi por 12 anos curadora do ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas além de idealizadora e coordenadora pedagógica do Centro Internacional de Pesquisa Sobre a Formação em Artes Cênicas.
Público-alvo: Atores, performers, diretores, pesquisadores, professores e estudantes de artes cênicas.
Carga horária: 3 horas
Faixa etária: acima de 16 anos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.