atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 11/11. Enquanto houver vagas.
O compromisso ético na operacionalização da atividade turística é um dos princípios orientadores do programa de Turismo Social realizado no Sesc. Nesse sentido, em 2015, o Sesc São Paulo foi a primeira instituição brasileira a assinar o Código Mundial de Ética do Turismo da Organização Mundial do Turismo da ONU [UNWTO, na sigla em inglês]. No ano seguinte, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc iniciou o Ciclo Ética no Turismo com objetivo de refletir sobre questões presentes nas viagens e no turismo, do ponto de vista de turistas, de profissionais, de acadêmicos e de comunidades anfitriãs, em uma ação que visa o fomento de cadeias produtivas responsáveis no setor.
Este ano o CPF do Sesc propõe uma reflexão sobre turismo, comunidade, memória e desenvolvimento territorial. O curso aborda a noção de “proximidade” como estratégia de afirmação de identidades e vínculos comunitários, bem como o reconhecimento dos valores civilizatórios afroameríndios (ancestralidade, oralidade, circularidade, corporeidade, musicalidade, ludicidade, cooperatividade, religiosidade, memória e axé) como fundamentos de territorialidade.
O curso integra o Ciclo Ética no Turismo.
Com Claudia Fernanda dos Santos, docente, especialista em gestão comunitária do turismo, consultora de políticas públicas em territórios ancestrais, doutoranda e mestre em planejamento em gestão do território, especialista em educação ambiental (Senac), turismóloga (PUC Campinas) e ativista dos direitos humanos dos povos originários e da quebrada.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.