Foto: Wikicommons
Foto: Wikicommons

Turismo de base comunitária para territórios de Guarulhos

Com Cláudia Santos, turismóloga e mestre em planejamento e gestão do território

Turismo Social

Guarulhos

Duração: 180 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 3

Inscrições pelo e-mail socioeducativo.guarulhos@sescsp.org.br

Data e horário

De 07/05 a 10/09

Sábado

10h às 13h

Foto: Wikicommons
Foto: Wikicommons

Formação de lideranças locais para atuar no turismo de base comunitária em diferentes territórios da cidade de Guarulhos. O objetivo é que os participantes identifiquem nos seus territórios de origem os potenciais relacionados a cultura tradicional, meio ambiente, aspectos históricos e geográficos importantes, patrimônio material e imaterial, que possam constituir roteiros de turismo social, com base comunitária. Também aprenderão sobre a produção, logística e desenvolvimento desses roteiros. Durante a formação os participantes desenvolverão roteiros de um dia, percorrendo locais que fortaleçam a memória e a história local, que serão oferecidos pelo programa de turismo social do Sesc Guarulhos.

Cláudia Santos. Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC- UFABC, especialista em Educação Ambiental com ênfase em Sustentabilidade pelo Serviço de Aprendizagem Comercial – SENAC SP e bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP. Há cerca de dez anos atua como consultora prestando serviços para o setor público, privado e terceiro setor, elaborando, implementando, acompanhando projetos/ações desenvolvidas a partir do planejamento estratégico com foco no território, promovendo e executando planos para promoção da seguridade social, incremento local fincado na economia criativa voltada ao turismo, cultura e as ações sustentáveis. Atua gerindo, promovendo, aperfeiçoando e monitorando diagnósticos, estruturando os arranjos produtivos comunitários, executando planos diretores, políticas municipais, calendário de eventos turísticos, sociais e culturais entre outras ferramentas para o desenvolvimento local garantindo a sustentabilidade, inclusão e a seguridade social. Há quinze anos compartilha também experiências como docente dos cursos superiores em Turismo, Hotelaria, Eventos, Gestão Ambiental, e no Programa de Pós-graduação em Matriz Africana da Universidade da Vida- FACIBRA/UNIVIDA. É consultora voluntária e ativista pró movimentos sociais, povos originários da floresta (comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas) e comunidades rurais na orientação e execução de projetos de ordenamento estratégico territorial a partir dos arranjos produtivos locais motivando a concepção sustentável e o engajamento social.

Inscrições pelo e-mail socioeducativo.guarulhos@sescsp.org.br

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.