O espetáculo traz a história de Pai e Mãe Ubu, que usurpam o trono do rei da Polônia e exercem o poder com selvageria e autoritarismo. Como um delírio universal sobre extremismos na Terra, a peça é uma sátira da estupidez, da estultícia e da ganância.
A criação de pontes entre os clássicos e o espectador de hoje conduziu o grupo Os Geraldos e o diretor Gabriel Villela, em 2022, a Ubu Rei, do francês Alfred Jarry. O texto é um clássico do teatro ocidental, marco de ruptura e transgressão no século XIX, que se revela mais atual do que nunca.
Ubu Rei faz uma sátira do poder obtido por usurpação e exercido com tirania, ao apresentar Pai e Mãe Ubu, um casal entregue à barbárie que invade a Polônia e, assassinando o rei, assume o seu trono. Considerado por dadaístas e surrealistas como precursor desses movimentos, assim como do teatro do absurdo e da performance, Jarry oferece o material dramático de que precisamos para responder com violência poética à selvageria e à estupidez destes tempos.
Os Geraldos
O grupo Os Geraldos, com sede em Campinas (SP) desde 2008, tem três frentes de trabalho: Criação Artística, ao criar e manter em circulação seus espetáculos; Projetos Formativos, ao oferecer cursos sobre a arte do ator e gestão cultural, a partir da prática do grupo e de pesquisas de mestrado e doutorado de seus integrantes; e Territórios Culturais, ao instituir espaços que possam sediar, para além das atividades do grupo, outros eventos artísticos, como ocorre em sua atual sede, o Teatro de Arte e Ofício (TAO), um dos mais importantes espaços culturais de Campinas.
O grupo já circulou por mais de 80 municípios, de três países e de dez estados brasileiros, e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais (2017), além de receber mais de 40 prêmios, em festivais nacionais e internacionais.
Ficha Técnica:
Direção, cenário e figurino – Gabriel Villela
Direção adjunta e iluminação – Ivan Andrade
Dramaturgia – Alfred Jarry
Tradução – Bárbara Duvivier e Gregório Duvivier
Adaptação dramatúrgica – Gabriel Villela e Os Geraldos
Arranjos musicais – Everton Gennari
Direção musical e preparação vocal – Babaya Morais e Everton Gennari
Assistência de figurino e adereços – Cristiana Cunha e Emme Toniolo
Costura – Ateliê de Dona Zilda Peres Villela
Fotografia – Stephanie Lauria
Visagismo – Claudinei Hidalgo
Maquiagem – Patrícia Barbosa
Design gráfico – Vanessa Cavalcanti
Assistência de produção – Bruna Paifer e Nicole Mesquita
Coordenação de produção – Tatiana Alves
Coordenação geral – Douglas Novais
Produção – Os Geraldos
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.