Quais palavras, textos e poéticas pulsam um corpo a dançar?
A mesa reúne Deise de Brito e Vanessa Macedo, com mediação de Cleber Tasquin, para discutir o papel da dramaturgia na dança contemporânea. Partindo do contexto histórico em que o termo surge no século XX, o debate aborda as poéticas possíveis, que encontram no corpo o espaço de rito e liturgia. A conversa também explora as questões da contemporaneidade e propõe reflexões sobre as possíveis fricções entre dança, palavra e drama.
Deise de Brito é nordestina, de Salvador. Nômade. Artista do corpo, crítica cultural, namora quadril, educadora e ocupa-se de si ao escrever. Licenciada em Teatro (UFBA). Formada pela Escola de Dança (FUNCEB). Especialista em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP). Mestra em Artes (USP) e Doutora em Artes (UNESP). Cava cruzes entre corpo, ancestralidade, memória, cena e arquivo das negritudes da América do Sul, Caribenha e do Norte. Matrigestora do site Arquivos de OKan e docente colaboradora na Escola Superior de Artes Célia Helena.
Vanessa Macedo é natural de Natal-RN, é diretora da Cia Fragmento de Dança e uma das gestoras do Kasulo Espaço Arte. Desenvolve pesquisa sobre dramaturgias de testemunhos, feminismos, performatividades e representações do feminino na cena. No ano de 2023, recebeu o prêmio APCA de melhor coreografia por “Erga Omnes”. É idealizadora e curadora do projeto “Terça Aberta no Kasulo” e da “Mostra Mulheres em Cena”. Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ.
Cléber Tasquin é Mestrando em Estética e Poéticas da Cena na UNESP, pesquisa dramaturgia na dança a partir dos signos urbanos contemporâneos. Dramaturgo, professor e produtor cultural, foi pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Expressão Corporal (NPEC), onde desenvolveu espetáculos premiados como Vermelho em Branco e Preto e Baseado em Afetos Reais, fomentados pelo ProAC e Funarte. Em 2019, revitalizou o Festival Nacional de Dança – Joshey Leão e venceu prêmios como o Concurso Nacional de Contos da Netherlands Hanseniasis Relief e o edital Funarte 200 Anos de Arte no Brasil. Foi contemplado pelo ProAC em dramaturgia e performances, além de atuar como parecerista credenciado na Funarte, bem como em secretarias de cultura estaduais e federais.
Tem experiência na formação artística e pesquisa em dança, teatro e literatura, coordenando o Núcleo de Estudos Dramatúrgicos (2018-2020) e integrando o projeto Ayabá Sinestesia. Como dramaturgo, desenvolveu textos para teatro, videoarte, dança e literatura. Ao longo de sua trajetória, teve contato com artistas como Marithe Azevedo, Ismael Ivo, Naiene Sanchez, Inês Bogéa, Cássia Navas e Helena Katz, aprofundando sua pesquisa sobre corpo, cena e dramaturgia. Atualmente, é animador cultural no Sesc Ipiranga, atuando nas referências de dança e teatro, e segue desenvolvendo projetos de dramaturgia, curadoria e pesquisa em artes cênicas e visuais.
Atividade com intérprete de LIBRAS.
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