Oba! Bora passear!
Oba! Bora passear!

Uma Viagem ao Museu e à Aldeia Vanuíre

Tupã (SP)

Sesc em Araçatuba

Birigui

Duração: 720 minutos

AL

atividade presencial

R$ 60,00 Credencial Plena
R$ 90,00 Inteira

Local: Tupã/SP

Inscrições a partir das 14h do dia 4/6.

Data e horário

De 16/07 a 16/07

Quarta

Saída às 6h30 de Araçatuba e às 7h de Birigui.

Oba! Bora passear!
Oba! Bora passear!

Passeio cultural imersivo no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, localizado na cidade de Tupã, com a mediação de educadores do museu. A experiência inclui uma visita à Aldeia Vanuíre, onde você será acompanhado pela liderança indígena Krenak, a cacique Lidiane Damaceno.

Durante o passeio na aldeia Vanuíre, explore o Museu Local e participe de um bate-papo com um grupo indígena, compartilhando conhecimentos e tradições. A programação conta ainda com uma apresentação de dança típica, apreciação de peças tradicionais indígenas, além de jogos e brincadeiras que resgatam a cultura ancestral.

Obrigatória a participação de uma criança de até 12 anos.

Confira a lista de sorteados:

HKGPNN

VIXMWH

LCXYOI

ZPRJRK

YVXUUF

TZPVTH

EZFAEL

OOAWGU

OSDDVE

OLSNGT

GDYKGL

XAXVUD

DRNUCR

 

O passeio inclui:

  • Acompanhamento de guia de turismo com credencial do Ministério do Turismo.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Ingresso para o museu.
  • Almoço na cidade de Tupã.

Saídas:

  • Sesc em Araçatuba (Rua São Paulo, 382), às 6h30.
  • Sesc Birigui (Rua Manoel Domingues Ventura 121), às 7h. 

Museu Índia Vanuire

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o museu foi criado em 1966 por Luiz de Souza Leão no contexto de implantação da rede dos Museus Históricos e Pedagógicos do estado de São Paulo.

O acervo de aproximadamente 38 mil objetos museológicos reúne peças da história da cidade e artefatos e objetos de diferentes povos indígenas no Brasil, formando um dos mais importantes acervos do Estado de São Paulo. Esse acervo permite que o museu promova uma discussão em torno do processo de colonização do oeste de São Paulo e a relação, no passado e no presente, entre indígenas (ainda presentes na região) e não indígenas.

A coleção indígena representa diversos povos presentes no território brasileiro, como os Karajá, Kayapó, Rikbaktsa, Suyá, Tapirapé, Asurini, Kaapór, Wajãpi, Waujá, Bororo, Yanomámi e outros. Reúne objetos de caça, uso doméstico e de outras atividades cotidianas e ritualísticas dos povos indígenas, além de plumária, cerâmica, cestaria e tecidos. Destacamos a cerâmica Kaingang produzida no oeste de São Paulo.

Saiba mais sobre o museu em museuindiavanuire.org.br

Aldeia Vanuíre

A Terra Indígena Vanuíre, no município de Arco-Íris, mantém sua representatividade na luta pelos direitos dos povos originários e preservação da cultura ancestral que, na aldeia, é representada por sete etnias: kaingang, krenak, terena, pankararu, fulni-ô, atikum e tupi-guarani. O território, que hoje possui 252 moradores, e a cacique da Terra Indígena Vanuíre é Lidiane Damaceno Ignesta Krenak.

A Aldeia Vanuíre se destaca pelo ensino e preservação cultural que mantém a identidade dos povos originários que habitam na região, sem se desligarem da memória ancestral.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.