Universo Ghibli - uma jornada pela história do Studio Ghibli
Universo Ghibli - uma jornada pela história do Studio Ghibli

Esgotado

Universo Ghibli – uma jornada pela história do Studio Ghibli

Ação online

Santana

Duração: 150 minutos

L

atividade online

Grátis

Inscrição online a partir de 27/9, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Data e horário

De 06/10 a 27/10

Quinta

das 19h às 21h30
aulas online.

Esgotado

Universo Ghibli - uma jornada pela história do Studio Ghibli
Universo Ghibli - uma jornada pela história do Studio Ghibli

o curso “Universo Ghibli” propõe uma breve exploração e introdução do universo visual e temático construído ao longo de mais de 20 anos do Studio Ghibli, um dos mais importantes estúdios de animação do Japão, contextualizando toda a sua produção. Partindo de uma visão histórica e cultural, o curso explorará desde os antecedentes e primórdios do estúdio até seu sistema de produção, o impacto cultural de seus filmes, as escolhas estéticas recorrentes e divergentes e as linhas de força temáticas que compõem seu rico e interessante repertório. 

Inscrição online a partir de 27/9, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br 


Plano de aulas: 
 
1 – Nasce o Studio Ghibli (1965 a 1985): a primeira aula apresenta a proposta do curso, rastreia os projetos e obras que ajudaram a estruturar a estética e obra do Studio Ghibli, como o longa-metragem “Horus, Príncipe do Sol” (1968), e reconstrói o contexto da criação do estúdio ao redor de “Nausicaa do Vale do Vento”. 
 
2 – A Primeira Fase (1985 a 1990): a segunda aula explora o ponto de partida do estúdio, seus primeiros filmes, como “Meu Amigo Totoro” (1988), a estética que se consolida a partir deles, os métodos de trabalho e criação do estúdio e as nuances temáticas em obras como “Túmulo dos Vagalumes” (1988) e “O Serviço de Entregas da Kiki” (1990). 
 
3 – A Segunda Fase (1991 a 2000): a terceira aula explora a alvorada de uma nova fase quando o estúdio se muda para os subúrbios de Tóquio, reestrutura sua equipe, muda o sistema de contratação do estúdio e passa a trazer novas tecnologias como o uso de animação digital em “Princesa Mononoke” (1997). 
 
4 – O Ghibli no Século XXI (2001 a 2014): a quarta e última aula busca trabalhar com a produção do estúdio a partir do sucesso estrondoso de “A Viagem de Chihiro” (2001), contextualizando a 
 
importância do filme e as dificuldades que o estúdio passa a enfrentar para manter o seu legado e o frescor criativo. 
 
Raphael Cubakowic é montador, crítico de cinema e tradutor. Responsável pela montagem de obras como “Fragmentos de Uma Metrópole”, “Pontos de Vista” e “Toda Sombra Parece Viva”. Foi editor e produtor na Versátil Home Video entre 2015 e 2019, e desde 2018 ministra aulas sobre história, estética e teoria do cinema. 

Como professor foi responsável, junto de Fernando Brito, pelas oficinas mensais “Sessão Versátil +” na Casa Guilherme de Almeida, onde também realizou o curso “Cyberpunks: Da Literatura ao Cinema”. 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.