Foto: Andre Benedito
Foto: Andre Benedito

Uvaia (Eugenia pyriformis) e as frutas de quintais

Com Equipe Sesc

Interlagos

12

atividade presencial

Grátis

Local: Viveiro de Plantas

Data e horário

De 09/10 a 09/10

Domingo

Das 14h às 16h

Foto: Andre Benedito
Foto: Andre Benedito

Você se lembra qual(is) árvore(s) povoa sua memória e te faz revisitar um quintal ou área verde de sua infância?

Nesta edição do Adote uma Árvore conversaremos sobre a uvaia (Eugenia pyriformis), conhecida também como uvalha ou ubaia. Fruta nativa da Mata Atlântica, embora não muito conhecida comercialmente, durante muito tempo esteve presente nos quintais e pomares domésticos junto com outras plantas e frutas.
Com formato redondo ou oval e cor amarela ouro, seu aroma é suave e muito agradável. Rica em vitamina C, tem a casca bem fina e aveludada e a sua polpa é suculenta com sabor doce e ácido, que provoca uma leve adstringência quando ingerida, daí a origem do nome que em tupi-guarani (iwa’ya) significa fruta azeda. É muito utilizada em receitas de doces, geleias, licores, cachaças, sucos e sorvetes.

Após o bate-papo, cada participante pode adotar até três mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, a partir de um cardápio pré-estabelecido pela equipe Sesc. Os participantes interessados na adoção devem estar preparados para transportar as mudas com tamanho médio de 1,5m e torrão de 20l no dia da atividade.

• Inscrições online:
De 28/09 (a partir das 14h) até o dia 07/10, ou enquanto durarem as vagas. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.