Data e horário
De 19/07 a 19/07
16h
A brincadeira “Vamos plantar mulungu” é uma homenagem ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e seus fazedores e fazedoras. A história acontece em São Saruê, local onde as pessoas vivem em harmonia, entre si e com a natureza, trabalhando e se divertindo com muitas festas e brinquedos populares. A trama apresenta Mestra Olindina Passos e seu neto Domingos, dois bonequeiros e mamulengueiros. A Mestra, que ali vive desde pequena, é cheia de sabedoria e conhecimento. Domingos é seu aprendiz e tem em suas mãos a missão de preservar esse patrimônio cultural e sua tradição. Essa comunidade passa a correr riscos com o plano do ganancioso Armando Lambança, que para enriquecer ainda mais, quer expulsá-los de “São Saruê”. No entanto, o mamulengo e os mamulengueiros resistem, tal qual uma árvore de mulungu que insiste em rebrotar. A brincadeira é repleta de músicas autorais, tocadas ao vivo, que trazem homenagens também a outros brinquedos populares como: bumba-meu-boi, maracatu de baque solto e coco de umbigada.
FICHA TÉCNICA
ELENCO: Allan de Freitas e
Mariana Acioli
Sobre o grupo:
O Mamulengo Água de Cacimba nasce do acervo de bonecos deixado como herança pelo mestre mamulengueiro Afonso Miguel Aguiar, criador do grupo Teatro de Bonecos Mamulengo Fantochito de Teresina – PI, a uma de suas filhas, a pernambucana Mariana Acioli. Ao herdar os bonecos, Mariana recebe uma missão de continuidade e desde 2019, ao lado de Allan de Freitas, tem apresentado em praças, escolas, projetos sociais e festivais em Pernambuco e no Brasil.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.