Foto: Lucas Andrade
Foto: Lucas Andrade

Vem fazer a Feira! Horta e Territórios: lutas por qualidade de vida

com agricultores agroecológicos, tradicionais e quilombolas

14 Bis

L

atividade presencial

Grátis

Local: Pracinha

Data e horário

De 06/07 a 31/08

Domingo

Das 11h às 15h

Foto: Lucas Andrade
Foto: Lucas Andrade

Venda de legumes, hortaliças, frutas, ervas, artesanatos e produtos beneficiados na tradicional Feira da unidade.

Nessa edição, destaca-se a diversidade de culturas humanas que trabalham com a terra. Através da produção de alimentos, ervas ou produtos beneficiados, mostra-se quem são as pessoas que lutam por terra, por casa e pelo direito de viver e morar na cidade.

Datas com cada coletivo
06/07 Ocupação 9 de julho; Da Roça; Horta Irati; Jussara pataxó
09/07 Ocupação 9 de julho; Nossa Vida; Jussara pataxó (feriado quarta-feira)
13/07 Tekoa Tenondé; Horta comunitária Bixiga; Nossa Vida
20/07 Ocupação 9 de julho; Rama/; Irati; Jussara pataxó
27/07 Tekoa Tenondé; Da Roça; Horta comunitária Bixiga
03/08 Ocupa 9 de julho; Irati; Jussara pataxó
10/08 Tekoa Tenondé; Horta comunitária Bixiga; Nossa Vida
17/08 Ocupa 9 de julho; Da Roça; Jussara pataxó
24/08 Ocupa 9 de julho; Da Roça; Rama; Jussara pataxó
31/08 Tekoa Tenondé; Horta comunitária Bixiga; Nossa Vida/Irati

 


Ocupação 9 de Julho
Horta da Ocupação é certificada com o selo do Sampa + Rural. A produção da horta abastece parte do projeto “Cozinha Ocupação 9 de Julho” que distribui quentinhas para a população em vulnerabilidade social.

Horta comunitária do Bixiga Denuzia Pedreira Bastos
No coração pulsante do Bixiga, onde as histórias se entrelaçam como galhos de uma grande árvore, floresce um espaço mágico de conexão e vida. Mais do que um recanto verde, ela é um verdadeiro santuário urbano, onde as mãos trabalham a terra e, ao mesmo tempo, cultivam relações, saberes e colhimento.

Jussara Pataxó
Representante da etnia pataxó, do extremo Sul da Bahia, da Aldeia Velha, Jussara e sua família estão há 5 meses em São Lourenço da Serra. Ela é agricultora e artesã. Vem com a família compartilhar sua cultura, tradição e a luta por sobrevivência. Tem desejo de trocar com outras culturas e não ficar restrita a reservas indígenas.

Da Roça
É uma iniciativa em São Lourenço da Serra – SP, composta por uma família de agricultores que articula outras famílias agricultoras, com o objetivo de compartilhar seus produtos, saberes e fazeres, com parceiros que acreditem na importância do direito ao acesso, à produção e ao consumo de uma alimentação limpa de agrotóxicos.

Sítio Nossa Vida
Localizada em Parelheiros, São Paulo, entre as aldeias Guarani Tenondé Porã e Krucutu o Sítio possibilitou uma reaproximação e ressignificação da agricultura para Albert. Ele, aos 39 anos, por paixão e pela necessidade de resgate e reparação do passado, tornou-se agricultor, reconectando-se com a terra, com a natureza e seus encantos.

Horta Popular Irati
Localizado no Jardim Trianom – Taboão da Serra – SP, a Horta tem como missão ampliar o acesso à educação ambiental e o desenvolvimento comunitário a partir da permacultura periurbana e agroecologia.

RAMA Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras – Barra do Turvo
Rede composta por mulheres agricultoras e quilombolas, que priorizam a venda local e para autoconsumo. Fazem parcerias com redes de distribuição para São Paulo, com construção coletiva, solidária e feminista. Foi criada para facilitar a comercialização de alimentos produzidos de forma sustentável e para fortalecer autonomia das mulheres agricultoras.

Tekoa Tenondé Porã
É conhecida também como aldeia da Barragem, localizada em Parelheiros, é o lar da maior população guarani mbya no Brasil, com aproximadamente mil pessoas. O nome da terra indígena é uma homenagem à aldeia mais populosa na região.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.