Foto: Lucas Andrade
Foto: Lucas Andrade

Vem fazer a Feira! Raízes e Sons da Terra

com produtores agroecológicos

14 Bis

L

atividade presencial

Grátis

Local: Pracinha

Data e horário

De 05/10 a 14/12

Domingo

Das 11h às 15h

Foto: Lucas Andrade
Foto: Lucas Andrade

Venda de legumes, hortaliças, frutas, ervas, artesanatos e produtos beneficiados, produzidos com práticas agroecológicas que valorizam a sustentabilidade.

Nesta edição, celebramos a potência de iniciativas que unem agricultura, arte, cultura e memória viva da terra. Cada grupo aqui representado cultiva não apenas alimentos, mas também relações, saberes e formas de viver que inspiram e transformam.


Da Roça é uma iniciativa familiar de São Lourenço da Serra (SP) que articula outras famílias agricultoras para compartilhar produtos e saberes. Com foco na agroecologia e no direito à alimentação saudável, promovem uma rede de trocas baseada na confiança e no respeito à terra.

Horta da Mata, localizada na Praça José Felix Lisboa, é um espaço de cultura e educação ambiental. Em uma área remanescente de Mata Atlântica que estava degradada, promove o reflorestamento, cultiva PANCs e realiza ações culturais com base na agroecologia e na restauração da biodiversidade.

Horta do Monte, no Jardim Monte Azul, atua desde 2018 com permacultura e integra a Rede Permaperifa. É um espaço de cultivo coletivo e de fortalecimento comunitário, onde a terra é ferramenta de transformação social.

Horta Madalena, mantida por uma família de agricultores e músicos há três gerações. Localizada no Piqueri, em um linhão da Enel, produz alimentos orgânicos com base na agricultura sintrópica e se projeta como um futuro espaço educativo e cultural.

Horta Popular Irati, no Jardim Trianon (Taboão da Serra), promove educação ambiental e desenvolvimento comunitário por meio da permacultura periurbana. É um espaço de resistência e aprendizado coletivo.

Mondury, em Parelheiros, é uma empresa familiar dedicada à meliponicultura e apicultura. Produz mel de alta qualidade e atua na conscientização sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e a saúde humana.

Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana), da Zona Leste de São Paulo, são em sua maioria imigrantes nordestinas que resgatam saberes ancestrais no cultivo urbano. Referência em segurança alimentar, promovem educação ambiental e fortalecem a produção local.

Nossa Fazenda, conduzida por Valéria e Vânia em Parelheiros, é um espaço de educação ambiental e práticas sustentáveis. Com técnicas de permacultura, saneamento ecológico e horta em mandala, o sítio é um território coletivo de aprendizado e cuidado.

Nossa Vida, também em Parelheiros, é o sítio onde Albert, aos 39 anos, reencontrou sua história com a terra. Localizado entre aldeias Guarani, o espaço representa reconexão, reparação e encantamento com a natureza.

Paranapuã, aldeia indígena em São Vicente (SP), expressa sua cultura por meio da música e do artesanato. Desde 2010, o Coral de Cânticos Guarani Mbyá mantém viva a espiritualidade, a língua e a memória do povo Guarani.

Povo em Ação é uma associação que nasceu da consciência ambiental da comunidade. Atua na preservação de áreas verdes, combate ao descarte irregular de lixo e promoção de atitudes sustentáveis, fortalecendo o cuidado coletivo com o território.

Quintal da Nide, em Osasco, é o reflexo da história de Nide, mulher ribeirinha do oeste baiano. Seu quintal é um espaço de cultivo, memória e culinária ancestral, onde ervas, sabores e saberes se entrelaçam em uma vivência rica e afetiva.

Sítio Adalgiza e Manoel, em Parelheiros, é um espaço de produção agroecológica desde 2017. Com foco na roça, hortaliças, frutas, PANCs e criação de galinhas, o sítio fortalece a agricultura familiar e a soberania alimentar.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.