Foto: Santiago Noronha
Foto: Santiago Noronha

Esgotado

Viveiros de Plantas – Arborização, Restauração e Recuperação Florestal

Com Dra. Inês Cordeiro, Me. Santiago Noronha e Instituto Trilhas

Interlagos

12

atividade presencial

Grátis

Local: Viveiro de Plantas

Data e horário

De 04/12 a 04/12

Domingo

das 14h às 16h

Esgotado

Foto: Santiago Noronha
Foto: Santiago Noronha

Viveiros de plantas são espaços projetados para o cultivo e o desenvolvimento de plantas desde a germinação até atingirem maturidade para serem replantadas em áreas definitivas. Nesse sentido, a existência de viveiros especializados na flora nativa dos Biomas onde estão instalados tem se tornado uma necessidade cada vez maior frente ao avanço de degradação ambiental e a necessidade de restaurar e recuperar áreas de vegetação com espécies nativas, algo que se estende também à arborização urbana.

Quando uma área é restaurada, recuperada ou a arborização urbana priorizam espécies nativas regionais, há uma série de benefícios, uma vez que a vegetação é adaptada as condições de solo e clima locais, relaciona-se com a fauna, servindo de abrigo e fonte de alimento para animais, além de se minimizar os riscos de desequilíbrio ambiental pela introdução de espécies invasoras. Neste Adote uma Árvore a pesquisadora e doutora em botânica Inês Cordeiro, o mestre em biodiversidade vegetal Santiago Noronha e o Instituto Trilhas apresentarão a importância de viveiros de plantas focados na produção e pesquisa de espécies nativas, mostrando os benefícios e a necessidade deste conhecimento para uma arborização urbana, uma recuperação florestal e uma restauração ecológica efetivas.

Após o bate-papo, cada participante pode adotar até três mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, a partir de um cardápio pré-estabelecido pela equipe Sesc. Os participantes interessados na adoção devem estar preparados para transportar as mudas com tamanho médio de 1,5m e torrão de 20l no dia da atividade.

• Inscrições online:
De 23/11, (a partir das 14h) até o dia 02/12, ou enquanto durarem as vagas.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.