Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Convivência – Térreo
Gratuito - Sem retirada de ingresso
Data e horário
De 29/01 a 29/01
Soraia André começou a prática do Judô em 1976, em um período histórico (Ditadura Militar) em que as artes marciais eram proibidas para as mulheres no Brasil. Só voltaram a ser liberadas para as mulheres em 1979. Ela conseguiu iniciar os treinamentos em 1976 porque seu pai conhecia os mestres judocas e ela passou a integrar a equipe das esposas dos mestres.
Todos e todas eram japoneses. Segundo ela, “como eu era a única brasileira no grupo, eu queria parecer com elas, que eram japonesas ou nisseis. E então eu alisava meu cabelo com ferro quente e fazia de tudo para ter um comportamento semelhante ao delas”. Ela afirma ainda que “o judô me tirou da marginalidade, me deu um futuro, me ensinou a ser uma pessoa perseverante, que nunca se acomoda com derrotas”.
Soraia é graduada em Educação Física, em Psicologia e possui pós-gradução em Psicopedagogia, Letras, Direito Educacional, Psicologia do Esporte e Psicodrama. Estuda o envelhecimento de atletas olimpicos. Ganhou três medalhas nos Jogos Panamericanos entre os anos 1983 e 1991, e oito medalhas no Campeonato Panamericano de Judo entre os anos 1982 e 1990.
* Indicado para pessoas de +60 anos
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.